Estudantes de Design exibem curtas-metragens em festival de animação no Cine Metrópolis. Aberto ao público

15/08/2025 - 18:19  •  Atualizado 18/08/2025 16:06
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

O Cine Metrópolis recebe na segunda-feira, 18, o 1º Festivalzinho de Cinema de Animação da Ufes, que reúne curtas-metragens produzidos por estudantes do curso de Design da Universidade. O evento acontece a partir das 13 horas, é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Criados durante a disciplina de de Teorias e Práticas de Animação, ministrada pela professora Natacha de Souza no primeiro semestre de 2025, os 30 curtas abordam temas variados, desde experiências pessoais até cenários futuristas, com viagens no espaço-tempo. Supervisionada pela professora Myriam Salomão, a disciplina reuniu 23 estudantes, além de ouvintes e egressos do curso.

Artista plástica e animadora, a professora Natacha de Souza explica que as aulas abrangeram todo o processo de criação de uma animação. “Desde a criação do roteiro ou argumento, a concepção de cenários e personagens, o storyboard, as formas de animar, montar e exportar. Todas as etapas foram concluídas com exercícios práticos a cada semana”, lembra ela.

A partir dos temas trabalhados, os estudantes foram incentivados a criar um curta-metragem com, no mínimo, um minuto de duração, sobre qualquer tema que quisessem trabalhar, com a condição de utilizar as técnicas aprendidas durante as aulas. A professora conta que alguns alunos já tinham alguma prática de animação, enquanto outros nunca tinham usado um software de edição, por exemplo.

“Todos gostavam de animações de alguma forma e tinham um bom repertório, tanto de artistas da indústria cinematográfica quanto de artistas independentes”, afirma ela. Além da experiência com a produção dos filmes, os estudantes agora terão a oportunidade de ver suas criações em exibição.

“Assistir às animações produzidas em tela grande será de grande valia para eles, e só de falar da possibilidade, eles já ficaram muito entusiasmados”, lembra a professora.

Categorias relacionadas