Com o objetivo de perceber o potencial de espaços expositivos como lugar para o ensino da arte, um grupo de estudantes dos cursos de Artes Visuais e Artes Plásticas da Ufes participou de uma aula de campo nos principais museus da cidade de São Paulo. A visita aconteceu no final de janeiro e foi conduzida pelo professor Uillian Oliveira, coordenador do curso de Artes Plásticas. O grupo visitou os museus de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Afro Brasil, de Arte Moderna (MAM/SP), de Arte Contemporânea (MAC/SP), a Pinacoteca de São Paulo e os prédios da Bienal de São Paulo.
“Promovemos uma imersão dos estudantes para que eles percebessem a potência do espaço expositivo com lócus para o ensino da arte, principalmente com os estudantes da Educação Básica, quando eles estiverem atuando como professores. Explicamos as obras e seus contextos na História da Arte, e os estudantes ficaram emocionados em ver de perto obras de artistas famosos como Van Gogh, Rafael, Portinari, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Monet, Renoir, Frans Krajcberg, entre outros”, disse o professor.
A aula de campo foi realizada como parte da disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino da Arte II, que tem como objetivo geral oferecer aos alunos a compreensão da necessidade da Arte dentro do processo educacional como estratégia de inclusão estética e social.
A estudante Penha Maria disse que era um sonho conhecer esses museus. "Acredito que esse contato com as obras ao vivo enriqueceu mais ainda minha formação como artista", afirmou.
O período da visita coincidiu com as comemorações do aniversário de São Paulo, o que, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de participar de diversos eventos culturais, também permitiu a gratuidade para entrada nos museus.