Estudantes com matrícula ativa em cursos de graduação ou pós-graduação da Ufes e cadastro ativo no Programa de Assistência Estudantil (PAE) podem inscrever projetos de apresentação musical para os Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade. A iniciativa, batizada de Projeto Cultural RU, busca transformar os espaços de alimentação em ambientes de vivência artística e socialização, democratizando o acesso à cultura no cotidiano universitário e promovendo permanência qualificada a partir da música.
O edital foi lançado pela Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes. As propostas podem ser individuais ou em grupo (duplas, bandas etc.), mas todos os integrantes devem ser estudantes da Universidade. Pessoas interessadas em participar podem enviar seu projeto até o dia 28 de fevereiro. Todas as informações sobre documentação necessária, inscrição e critérios de seleção estão disponíveis na página oficial do edital.
Uma comissão avaliará os projetos enviados e o resultado final será divulgado no dia 5 de março. Quinze projetos musicais de estudantes serão selecionados para apresentações nos cinco RUs da instituição entre os meses de março e junho deste ano. As apresentações ocorrerão nos horários de almoço (de 11h a 13h30) e jantar (de 17h a 19h) e deverão ter duração aproximada de 120 minutos.
Cada projeto selecionado receberá R$ 500 por apresentação na modalidade Auxílio Cidadania Cultural, valor destinado a custear despesas com transporte, alimentação e materiais.
Serão aprovados os projetos que obtiverem nota mínima de 60 pontos. Cada proponente ou equipe pode submeter apenas uma única proposta.
Cultura no cotidiano
O Projeto Cultural RU integra as ações da Política de Assistência Estudantil da Ufes e reforça o compromisso da Universidade em promover não apenas o acesso à alimentação, mas também à cultura como direito fundamental. Ao ocupar artisticamente os RUs, o projeto busca fortalecer a identidade estudantil e criar momentos de encontro e fruição cultural no cotidiano universitário, além de promover a permanência qualificada a partir da arte.
"Queremos transformar os RUs em verdadeiros espaços de convivência, em que a alimentação se une à arte e à cultura. Este edital é uma oportunidade para nossos estudantes mostrarem seu talento e, ao mesmo tempo, fortalecerem os laços comunitários dentro da universidade", destaca o pró-reitor de Políticas de Assistência Estudantil, Antonio Carlos Moraes.
Oo secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, afirma que a intenção é que esse modelo de edital para projetos musicais seja "o primeiro de uma série, visando contemplar outras formas de expressão – como cultura alimentar, dança, poesia, fotografia, teatro, exposições, intervenções visuais e outras – em chamadas subsequentes, consolidando os RUs como espaços culturais permanentes, mas com protagonismo estudantil e com foco na permanência qualificada”.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail dgr.propaes@ufes.br ou tratadas pelos telefones (27) 4009-2360 e (27) 4009-2019.
Imagem: Freepik
Universidade Federal do Espírito Santo