Estudantes da Ufes conquistam o pódio em competições nacionais de caratê e cheerleading

01/11/2024 - 10:50  •  Atualizado 01/11/2024 11:07
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto dos estudantes Victor Hugo Dias, Ana Carolina Demartha e Roni Guimarães na competição de Cheerleading

Um grupo de estudantes da Ufes triunfou em competições esportivas e conquistou medalhas em dois eventos realizados no mês de outubro: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Brasília (DF), e o Campeonato Carioca de Cheerleading 2024, em Niterói (RJ).

Nos Jogos Universitários, as estudantes Nadine Gonçalves, do curso de Artes Visuais, e Amanda Kuster, de Nutrição, ganharam medalhas de bronze no caratê. Os JUBs estão entre os maiores eventos universitários do País e na edição deste ano contou com a participação de mais de sete mil integrantes.

Já no Campeonato Carioca de Cheerleading, integrantes da equipe Ufescheer voltaram para casa com medalhas de ouro e prata no peito. Ana Carolina Demartha, do curso de Arquitetura e Urbanismo, Roni Guimarães, de Educação Física, e Victor Hugo Dias, mestrando em Engenharia da Computação, chegaram ao lugar mais alto do pódio na categoria Elite Stunt Nível 4.

Victor Hugo Dias também ganhou medalha de prata na categoria Partner Stunt Nível 3 ao lado da estudante de Fonoaudiologia Isabella Pilotti. O evento reuniu mais de mil atletas no Complexo Esportivo Caio Martins.

Rumo à Seleção

Imagem
Foto das estudantes Amanda e Nadine mostrando suas medalhas conquistadas nos Jogos Universitários

Nadine Gonçalves conta sobre o orgulho de representar a Ufes nos JUBs. “É muito gratificante levar o nome da minha Universidade e do meu curso para níveis altos”, comemorou a estudante e atleta, que competiu na categoria Kumite feminino (55 quilogramas). A jovem de 20 anos, que começou no esporte há dois, tem o sonho de entrar para a Seleção Brasileira, ser campeã mundial e inspirar outros jovens como ela. “Quero, com a minha trajetória, mostrar que o esporte pode mudar vidas”, destacou.

Amanda Kuster compartilha do mesmo sentimento de Nadine. “Esse é meu primeiro ano na Ufes e eu me sinto muito feliz e honrada em poder já levar o nome dela e do meu curso para o cenário nacional”, disse a jovem de 19 anos, que disputou a categoria Kata feminino.

Com oito anos de esporte, a conquista nos JUBs se junta a outras vitórias da esportista ao longo de sua trajetória. Atualmente líder do ranking sub-21 da modalidade, Amanda conta que ainda possui muitos sonhos a serem conquistados no caratê. “Há muita coisa que quero alcançar e uma delas é entrar para a Seleção Brasileira. Para isso, a gente está nessa preparação constante e disciplina para tentar alcançar patamares maiores. E, inclusive, ano que vem almejar a medalha de ouro nos JUBs”, compartilhou.

Ufescheer

Já Ana Carolina Demartha, integrante do projeto de extensão Ufescheer, comemora suas conquistas e as de seus companheiros de equipe no Campeonato Carioca de Cheerleading. A universitária acredita que os bons resultados vão impactar no crescimento da visibilidade do esporte no Estado.

Parte desse esforço para fortalecer o esporte em terras capixabas é o evento EstrelarES. A competição, que é uma mostra de cheerleading, chega à sua terceira edição e será realizada no dia 9 de novembro no ginásio de esportes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, no campus de Goiabeiras.

Categorias relacionadas