
Um grupo de 140 alunos da rede municipal de Vila Velha visitou a Ufes nesta quinta-feira, 12, para participar do projeto Escola na Pista. Durante toda a manhã, os estudantes da Escola Professor José Vervloet Gomes, conhecida como Vila Olímpica e localizada em Soteco, experimentaram diferentes modalidades esportivas na pista de atletismo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras.
O professor Jean Gama, do Departamento de Desportos da Ufes e docente da disciplina de Atletismo do curso de Licenciatura em Educação Física, foi o responsável por receber os adolescentes do Ensino Fundamental II. O docente contou com a ajuda dos alunos da disciplina para orientar os jovens estudantes em modalidades esportivas como corrida de velocidade, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.
De acordo com Gama, o objetivo principal do Escola na Pista é disseminar o atletismo da escola e o desenvolvimento socioeducativo dos alunos a partir de um esporte que permite ampla participação de diferentes sujeitos.
“Além disso, o projeto objetiva potencializar a formação inicial de futuros professores de educação física que irão utilizar esse esporte para intervir na sociedade por meio da mediação pedagógica no ambiente escolar", ressaltou o professor.
Vivência
Egressa do curso de Educação Física da Ufes e atualmente professora da Escola Professor José Vervloet Gomes, Danielle Cantarella ressalta que o colégio possui uma boa estrutura de atletismo. Mesmo assim, achou importante a visita à Ufes: “Eles estão vivenciando uma pista de atletismo no tamanho oficial. É algo que muitos deles nunca viram, nem mesmo pela televisão”.
A estudante Rhayara Vieira aprovou o momento fora da sala de aula. “Acho que se não fosse pela iniciativa da escola, a gente só ia conhecer esse espaço aqui na Ufes quando a gente viesse estudar aqui”, destacou a adolescente de 12 anos, que pretende cursar Direito na Ufes.
A integração entre universidade e escola pública é outro objetivo que o projeto busca fortalecer. “A ideia central é despertar nos alunos das escolas públicas o interesse e a consciência de estar na Universidade e usufruir dela no presente e também no futuro, como discentes da graduação”, enfatiza Jean Gama. “Vivências como essas também possibilitam a descoberta de novos talentos para o atletismo capixaba, que podem utilizar a pista em outros projetos já desenvolvidos no CEFD”, conclui.
Fotos: Lucas Pereira