Estudante de Administração da Ufes integra equipe vencedora do desafio Hack27

01/09/2025 - 16:10  •  Atualizado 01/09/2025 17:54
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
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Foto da equipe vencedora posando com o prêmio em mãos

O estudante de Administração da Ufes Luiz Henrique Cardoso (na foto, o primeiro da primeira fila, da esquerda para a direita) compôs o grupo premiado na 3ª edição do Hack27 Ensino Superior, realizado anualmente pelo hub de inovação Base27. A equipe Red Boost reuniu, além de Cardoso, estudantes de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade de Vila Velha (UVV), da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e do Centro Universitário Salesiano (Unisales). A premiação foi anunciada no dia 24 de agosto. 

Segundo o estudante, a solução premiada é “um sistema gamificado para os treinamentos, unindo realidade virtual, realidade aumentada e dinâmicas de grupos para engajar diferentes gerações de colaboradores”. Ele conta que o modelo inclui rankings, recompensas e desafios interativos, promovendo motivação, aprendizado prático e retenção de conhecimento.  

O time venceu o desafio proposto pela empresa Samarco Mineração, que era buscar soluções para tornar os treinamentos técnicos ou obrigatórios mais imersivos, eficazes e acessíveis por meio de tecnologias. “Além de inovador, o projeto é viável economicamente, pois aproveita recursos já existentes na empresa, garantindo baixo custo e alta aplicabilidade”, relata o estudante da Ufes.

Segurança

Cardoso  afirma que a “proposta traz impactos positivos para a sociedade ao aprimorar a retenção de conhecimento e o engajamento dos colaboradores, criando uma força de trabalho mais qualificada e segura”. Segundo ele, essas características também contribuem para a redução de acidentes, "protegendo os funcionários e promovendo práticas sustentáveis que beneficiam as comunidades ao redor da empresa”.

O estudante destacou ainda que, “ao incentivar a interação entre gerações diversas e fomentar a sociabilidade por meio de dinâmicas de grupo e rankings, a abordagem fortalece a inclusão e a colaboração, valores que se estendem além do ambiente corporativo”.

O projeto competiu com outras três equipes, todas compostas por estudantes de instituições de ensino diversas.

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