
Pessoas de diferentes áreas interessadas em conhecer mais sobre questões que envolvem a saúde e a doença no seu tempo histórico, as práticas de cura e a doença como fenômeno social já podem se inscrever no XIII Colóquio de História das Doenças, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleo (LabPetro), no campus de Goiabeiras. Os pesquisadores que se interessarem em apresentar trabalhos no Colóquio devem enviar os resumos até o dia 10 de agosto. Haverá emissão de certificado aos inscritos.
O evento é promovido pelo Laboratório Saberes e Sabores - História da Alimentação e das Práticas de Cura, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/Ufes), e contará com palestra e mesas redondas com pesquisadores das áreas de História, Medicina, Estatística, Sociologia, Enfermagem e Antropologia. Os convidados discutirão pontos como antropoceno e história das doenças; conexões entre histórias da saúde e dos animais; culinária midiática e sociedade saudável; saúde e democracia; arbovirose e seus desafios; e saúde e resíduos.
Fenômeno social
Um dos organizadores do Colóquio, o professor do PPGHIS/Ufes Sebastião Pimentel explica que a História das Doenças trabalha unicamente com a questão da doença enquanto fenômeno social: “A gente não estuda as doenças segundo sua etiologia. A gente estuda quais são os impactos que a doença provoca na sociedade, nos indivíduos, como a doença repercute socialmente. A hanseníase, por exemplo, que antigamente se chamava lepra, tem forte carga de estigmatização. Então, o que a gente estuda é exatamente isso: como a sociedade encarava a doença”.
O XIII Colóquio de História das Doenças está sendo organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Ufes; o Programa de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Laboratório Saberes e Sabores - História da Alimentação e das Práticas de Cura.