Quem acompanhou a primeira tarde da Semana do Conhecimento da Ufes 2020 pôde conferir uma programação variada, que contou com a participação de conferencistas reconhecidos em nível nacional.
O primeiro evento, com início às 13 horas, foi o painel A extensão universitária no enfrentamento à COVID-19, ocorrido como parte da Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Participaram a professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel e a pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, com mediação da professora do Departamento de Medicina Social Angélica Espinosa (foto principal).
As palestrantes destacaram a importância que a extensão vem assumindo nos últimos anos e, em especial, nos tempos de pandemia. “A extensão universitária teve um papel muito relevante para popularizar a ciência, mostrar as ações de prevenção, e será fundamental para ajudar as pessoas a compreender a importância de se vacinarem”, apontou Ethel Maciel.
A pesquisadora Margareth Dalcolmo ressaltou a quantidade de pesquisas realizadas nos últimos meses e o fenômeno da popularização da ciência. “Tivemos uma intensa curva de aprendizagem como profissionais, uma descoberta pela sociedade civil do trabalho de pesquisa e um amplo reconhecimento da área acadêmica, através da comunicação”, afirmou.
Também foram destacadas ações realizadas pela Ufes durante a pandemia por meio da extensão, como fabricação e doação de equipamentos de proteção, produção de álcool em gel, conserto de materiais hospitalares, entre outras. “A extensão universitária resume a importância social da universidade. Ela une a pesquisa e o ensino e dá visibilidade a todo o conhecimento que está sendo construído e o deixa à disposição da sociedade”, explicou Angélica Espinosa.
Diversidade de temas
A programação da Semana do Conhecimento seguiu com a mesa-redonda Desafios e oportunidades no atual mundo do trabalho, que teve a participação dos professores da Ufes Ana Paula Colombi, Maurício Sabadini e Eliza Ferreira, e mediação do professor Rafael Moraes.
Os professores debateram aspectos históricos que levaram o Brasil à atual situação laboral e como o trabalho, que já passava por mudanças, a exemplo da “uberização” e de contratos intermitentes, foi afetado pela pandemia.
Também foi realizada a primeira rodada de mostra de projetos de extensão desenvolvidos dentro da Ufes. Os projetos serão avaliados e os cinco vencedores receberão o Prêmio do Mérito Extensionista Maria Filina. As apresentações prosseguem até quinta-feira, 26.
Encerramento
No final da tarde, o painel A extensão e as políticas públicas para o meio ambiente marcou o encerramento das atividades. O evento contou com a participação da especialista em Políticas Públicas do Observatório do Clima Suely Araújo e do senador e presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato. A mediação foi realizada pelo professor Marcos Teixeira.
Os painelistas destacaram os desafios que o setor ambiental enfrenta. “Um dos direitos humanos fundamentais é o da preservação ambiental, previsto constitucionalmente. Defender o meio ambiente ecologicamente equilibrado é defender as vidas humanas”, aponta Fabiano Contarato.
“O país teve mais de 30% de aumento no desmatamento na Amazônia no último ano. As atuais políticas ambientais estão afetando inclusive os investimentos no país, mas acho que a perspectiva é que melhore um pouco agora, com a pressão internacional”, destaca Suely Araújo.
O painel ainda ressaltou a importância das instituições de ensino para a divulgação do conhecimento e para subsidiar a implementação de políticas públicas. Conforme Suely Araújo, “os órgãos ambientais deveriam atuar mais proximamente das universidades, há um grande espaço para parcerias”.
A Semana do Conhecimento segue até o dia 27 de novembro, de modo totalmente gratuito e on-line. A programação e os links de acesso aos eventos estão disponíveis em scufes.org. Já os vídeos gravados das mesas e das conferências podem ser assistidos nos canais Ufes Oficial e Proex Ufes no YouTube.
Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho