
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (Ejud-17) realiza nesta sexta-feira, 19, das 14 às 18 horas, o painel Rompendo Correntes: Enfrentando o trabalho escravo em um mundo em movimento. O encontro, que tem o apoio da Ufes, discutirá o enfrentamento ao trabalho escravo e o uso de instrumentos como o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, além de reflexões sobre imigração, análise de casos concretos e a importância das ações de pós-resgate.
A programação contará com palestras da juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) Daniela Müller, da procuradora do Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES) Cristiane Lopes e da procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) Guadalupe Turos. A mediação ficará a cargo da desembargadora Daniele Santa Catarina, gestora regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. O objetivo da ação é fortalecer a política judiciária de promoção do trabalho decente, em consonância com compromissos assumidos pelo Brasil em âmbito nacional e internacional.
O painel será realizado no auditório do TRT-17, localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, nº 1.245, em Vitória. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente por meio deste link.
Trabalho seguro
Desde junho deste ano, a Ufes e o TRT-ES são parceiros no Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Programa Trabalho Seguro. Instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Programa visa à formulação e à execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.