Encontro reúne representantes de emissoras de tv e rádio que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública

22/05/2025 - 16:43  •  Atualizado 22/05/2025 17:36
Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do auditório mostrando os participantes no evento

Representantes de emissoras públicas de televisão e rádio ligadas a universidades, institutos federais e governos federal, estaduais e municipais participaram do I Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), em 2025, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da RNCP. O evento, realizado na Universidade de São Paulo (USP) nos dias 19 e 20 de maio, possibilitou a troca de experiências entre as entidades parceiras e discutiu temas importantes, como o fortalecimento da Rede. Atualmente, 167 emissoras de televisão e 165 de rádio integram a RNCP.

A TV Ufes e a Rádio Universitária, em processo de integração à Rede, foram representadas pela jornalista da Secretaria de Comunicação da Universidade Camila Fregona, que integra a equipe da TV Ufes.

Para o diretor-presidente da EBC, Jean Lima, o jornalismo público desempenha papel fundamental, como no caso do combate à desinformação, que tem afetado políticas públicas, a exemplo da cobertura vacinal no Brasil (que, em 2019, chegava ao índice de 95% e, em 2024, ficou em torno de 63%, em crianças até 12 anos, segundo dados da Fiocruz). Ele ressalta, contudo, que “o desafio do financiamento e do orçamento é vital para a sobrevivência da comunicação pública”.

O tema também foi abordado na palestra Desafios e perspectivas de financiamento da comunicação pública no Brasil, conduzida pelo professor da USP Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás. Para ele, a garantia de uma comunicação democrática passa pela comunicação pública.

O evento contou ainda com mesas sobre o jornalismo na TV Brasil e participação das emissoras parceiras; estratégias do programa Sem Censura; e o impacto das redes sociais para a comunicação pública. O encontro também trouxe informes sobre o andamento do Programa Brasil Digital, que selecionou instituições interessadas na implantação de estações de televisão digital, e a mega-ata do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para a aquisição de equipamentos de transmissão, que pretende proporcionar uma compra qualificada e trazer economia em escala.

Novidades

Durante o encontro, foi lançado o portal Conecta RNCP, uma plataforma de compartilhamento pela qual os parceiros da rede poderão enviar conteúdos jornalísticos à EBC, além de disponibilizá-los aos outros integrantes da rede.

Também foi divulgado o intercâmbio RNCP, no qual jornalistas de emissoras parceiras podem realizar uma semana de imersão na produção do programa Repórter Brasil, da TV Brasil.

Já para a programação das emissoras parceiras foram disponibilizadas mais de 700 obras gratuitas, em diversos gêneros audiovisuais. A ação, realizada pela EBC junto a secretarias estaduais de Cultura, permitiu a inserção de uma rubrica de licenciamento de obras audiovisuais nos editais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). No Espírito Santo, em homenagem ao cineasta José Mojica Marins, a articulação possibilita a exibição de longas de terror nacional na Mostra Zé do Caixão, com as obras As Fábulas Negras, O Cemitério das Almas Perdidas, A Noite do Chupacabras e A Mata Negra.

Foto: Camila Fregona

Categorias relacionadas