
Vinte e quatro cursos de graduação da Ufes nas áreas de saúde e engenharia receberam os maiores conceitos (4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado da avaliação, realizada em 2023 em 29 cursos da Ufes, foi divulgado na última sexta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).
Além do Conceito Enade (CE), também foram divulgados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC), que leva em consideração a média dos CPCs do último triênio, relativo aos cursos avaliados da instituição; à média dos conceitos de avaliação da pós-graduação stricto sensu e à distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação). A analise desses indicadores colocou a Ufes no 25º lugar entre as 112 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais e no 67º lugar entre as 2.101 IES do Brasil, considerando públicas e privadas. Veja aqui o resultado completo.
A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, explica que o Inep estabelece vários indicadores para avaliar a qualidade de ensino da graduação que está sendo ofertado pelas IES. A extensão desses conceitos varia de 1 a 5, sendo 4 e 5 os melhores conceitos. “Para se atingir esses conceitos máximos é necessária toda uma organização da IES no que se refere às dimensões didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Também é necessária uma estrutura de gestão para que todas essas dimensões sejam executadas objetivando a qualidade da formação dos nossos estudantes, e a Ufes vem evoluindo a cada avaliação”, destaca.
“Esses resultados consolidam todo compromisso e investimento que vem sendo realizado para a qualidade da formação dos estudantes. É um empenho conjunto de professores, técnicos administrativos e dos próprios estudantes. Ser reconhecida nacionalmente é a certeza de que estamos desenvolvendo os objetivos propostos para uma formação de qualidade”, complementa Massaroni.
Ela lembrou ainda que, comparando a avaliação desses cursos realizada em 2019 com a avaliação realizada em 2023, a Ufes subiu de nove para 12 o número de cursos que obtiveram nota 5.
Avaliação
Os cursos que receberam Conceito Enade 5 foram: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, do campus de Maruípe; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do campus de Goiabeiras.
Já os cursos avaliados com conceito 4 foram: Agronomia, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia, do campus de Alegre; Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Farmácia, do campus de São Mateus; e Fonoaudiologia, Engenharia de Produção Vespertino e Engenharia de Produção Noturno, do campus de Goiabeiras.