
A Ufes recebeu na manhã desta terça-feira, 24, a visita do embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, que apresentou aos gestores da Universidade uma proposta de acordo de cooperação com a Universidade do Chipre. Também chamado de Memorandum of Understanding (MoU), o acordo busca fortalecer a colaboração acadêmica internacional, promovendo parcerias nas áreas de ensino e pesquisa entre as duas instituições.
Participaram do encontro o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; a vice-reitora, Sonia Lopes; o secretário de Relações Internacionais (SRI), Felipe Guimarães; a chefe da Divisão de Acordos de Cooperação da SRI, Maria José Pontes; a assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino; e a superintendente de Projetos e Inovação (Spin), Miriam de Magdala (veja foto abaixo).
A Ufes tem histórico de cooperações com o Chipre. Em outra colaboração, firmada com a Cyprus University of Technology (CUT), estudantes de doutorado das duas instituições desenvolveram a startup LumosScribe, spin-off (unidade de negócios) dos laboratórios de pesquisa da CUT, o que gerou inúmeras publicações científicas. De acordo com o reitor, a visita do embaixador consolida esta parceria e abre a possibilidade de novas colaborações. “Essas parcerias são sempre importantes porque podem trazer mais conhecimentos e a possibilidade de intercâmbio, de mobilidade de estudantes tanto de graduação quanto de pós-graduação. Inclusive, estamos programando uma ida até lá para conhecer as universidades cipriotas”, ressaltou.
Formas de cooperação
A nova proposta apresentada por Philippou prevê diversas formas de cooperação com a Universidade do Chipre, incluindo a realização de pesquisas conjuntas; intercâmbio de professores para palestras, discussões e estudos; mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação; troca de materiais e publicações acadêmicas; co-organização de seminários, conferências e escolas de verão ou inverno; desenvolvimento de duplos diplomas; e cooperação em questões administrativas.
De acordo com o embaixador, os detalhes de cada atividade serão negociados em pontos específicos para cada projeto. “Essa proposta representa uma oportunidade estratégica para a Ufes ampliar sua internacionalização, promovendo inovação acadêmica, intercâmbios e fortalecimento de laços com a Universidade do Chipre, uma instituição de referência no cenário europeu. A iniciativa pode abrir portas para estudantes, professores e pesquisadores, consolidando a Ufes como um polo de excelência global”, destacou Philippou.
Os representantes das instituições seguirão com os diálogos a respeito da proposta de acordo de cooperação que, se assinada, terá validade de três anos, com possibilidade de revisão ou renovação.
Fotos: Adriana Damasceno