Em visita a universidades da Finlândia, pesquisadoras da Ufes aprofundam pesquisa sobre desafios internacionais no acesso à educação

14/05/2025 - 12:07  •  Atualizado 14/05/2025 13:25
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto das professoras da Ufes fazendo a apresentação sobre Paulo Freire

Pesquisadoras da Ufes realizaram uma visita técnica às universidades Humak e Turku, na Finlândia, com o objetivo de compreender os desafios no acesso à educação vivenciados pelos estudantes no país, o apoio disponível e o impacto na permanência e conclusão dos estudos desses universitários.

A pesquisa faz parte do projeto Refletindo a experiência vivida por mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no Brasil, Escócia e Finlândia, desenvolvido pelas professoras Eliza Bartolozzi e Tania Delboni, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Fabiola Leal e Maria Lucia Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS); e pela assistente social da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (SAAD), Fernanda Machado. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes - edital nº 021/2024).

As pesquisadoras se reuniram com o reitor da Humak, Jukka Määttä, com gestores dos serviços sociais e professores para verificar a situação de estudos dos estudantes mais pobres e imigrantes. Além disso, o grupo participou de aulas na Humak e fez uma apresentação (foto) sobre o trabalho de Paulo Freire para uma turma composta de estudantes de diversos países.

“A visita técnica possibilitou o aprofundamento do diálogo com experiências internacionais de forma a adensar a reflexão atual, relevante social e cientificamente, com questionamentos que atravessam as duas áreas de conhecimento – Educação e Serviço Social –, em que classe, raça e gênero são centrais”, afirma a coordenadora do PPGE, Tania Delboni.

Imagem
Foto das professoras da Ufes com o reitor da Universidade de Humak

Maria Lucia Garcia, coordenadora do projeto, explicou que a Universidade Humak é parceira da Ufes em projetos de pesquisa em desenvolvimento. “Este período foi importante também para avanço nas discussões dos projetos submetidos ao TFK e a ser submetido ao Horizon, complementa. O TFK - Team Finland Knowledge (Equipe Finlândia de Conhecimento) é um programa que cria e fortalece a colaboração entre as universidades finlandesas e de algumas regiões escolhidas, como a América Latina. Já o Horizon é o principal programa de financiamento da União Europeia para pesquisa e inovação.

Ações em conjunto

As pesquisadoras da Ufes, em conjunto com o grupo da Finlândia e do Reino Unido, enviaram uma proposta ao edital TFK. Também foram realizadas reuniões com o objetivo de avançar o debate do projeto a ser inscrito no edital Horizon 2025-2030. Além disso, foi proposta a oferta de uma disciplina conjunta na área de direitos humanos, além de oportunidades de mobilidade de professores e estudantes.

Durante a visita técnica, realizada no período de 23 de abril e 6 de maio, as pesquisadoras ainda conheceram a instituição Mieli, um dos mais antigos serviços de prevenção e promoção de saúde mental da Finlândia, criado no final do século XIX.

“Esse conjunto de atividades possibilitou inúmeras trocas e aprendizados que certamente incrementarão as atividades na Ufes, contribuindo sobremaneira com o fortalecimento do Plano de internacionalização dos programas de pós-graduação envolvidos”, destacou Delboni.
 

Categorias relacionadas