Estreitar o relacionamento entre a Ufes e o governo federal para tratar de temas como a permanência estudantil, o desenvolvimento e a ampliação da política de Inclusão no Espírito Santo, e o fortalecimento de políticas de acessibilidade e de pautas étnico-raciais. Esse foi o objetivo da visita realizada pela vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, pela assessora de Relações Políticas com a Comunidade Acadêmica, Patrícia Rufino, e pelo professor do Departamento Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde Éder Moreira aos ministérios de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e da Igualdade Racial, e à sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília.
“Começamos a gestão em meio a muitos desafios e não podemos ignorar as necessidades específicas de nossa Universidade. Mesmo assim, iniciamos nosso projeto de gestão com muita vontade de fazer mais pela Ufes, avançando nas principais pautas como o fortalecimento da permanência universitária. Viemos buscar parcerias, conhecer as novas estruturas dos ministérios, apresentar mais uma vez a Ufes e falar da nossa disposição para o trabalho por uma universidade pública, democrática e inclusiva. Voltamos satisfeitos com os diálogos que fizemos”, disse a vice-reitora.
A reunião no Ministério dos Direitos Humanos foi marcada pela apresentação da professora Patrícia Rufino, que estará em interlocução direta junto à secretária executiva da pasta Caroline Reis e ao coordenador geral da assessoria de Educação, João Moura. Na ocasião, a vice-reitora também apresentou as propostas do plano de gestão da Universidade na área dos Direitos Humanos.
Já o diálogo no Ministério da Igualdade Racial pautou-se no fortalecimento da Política Institucional de Enfrentamento ao Racismo. A secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, apontou a possibilidade de uma agenda no Espírito Santo envolvendo a Universidade, municípios e movimentos sociais para o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade racial.
Parcerias
No FNDE, em reunião com o diretor de Ações Educacionais, Anderson Sampaio, a vice-reitora falou sobre a importância da interlocução da Universidade com a Educação Básica, visando ampliar parcerias de formação de professores e políticas em educação de gênero e inclusão.
As visitas ocorreram nos dias 24 e 25 de abril e também incluíram uma reunião, com a participação de docentes da Ufes, com o senador Fabiano Contarato. No encontro, a Universidade buscou apoio para o desenvolvimento de ações favoráveis ao estágio curricular das licenciaturas e a projetos relacionados ao ensino superior envolvendo pautas sobre questões raciais e diversidade, comunidades tradicionais, inclusão de pessoas com deficiência, arte e cultura.