O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu nesta quarta-feira, 5, o auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e diretor da área de Universidades, Leandro Brum. O auditor veio ao Espírito Santo para palestrar no II Encontro de Auditorias Governamentais, realizado nesta tarde, no campus de Goiabeiras.
Para o reitor, a notória aproximação da Universidade com os órgãos de controle mostra o compromisso da instituição de trabalhar conforme as legislações vigentes. “A Ufes está preocupada com os controles, com o bom uso dos recursos e especialmente com a missão constitucional que ela tem, por isso, é bom que os órgãos nos olhem e nos orientem”.
Durante o encontro, Brum defendeu a criação de uma lei orgânica que contemple tanto as universidades quantos os Institutos Federais de Ensino, o que garantiria, de fato, a autonomia prevista na Constituição Federal. “Na prática, muitas vezes essa autonomia não é efetiva, eu entendo que seria necessária uma legislação moderna e inovadora que pudesse dar essa autonomia às instituições de ensino, no sentido de que elas pudessem aperfeiçoar sua missão institucional, respeitando os princípios da administração pública”, opina.
Ao longo da reunião também foram discutidos temas como reforço das unidades que compõem a Administração Central por meio de concurso; indicadores finalísticos e taxas de evasão; importância da assistência estudantil como política de permanência; equilíbrio das contas da Universidade; arrecadação; e uso de emendas parlamentares.
Participaram da reunião a auditora-geral da Ufes, Crisley Dalto; o ouvidor Marco Antônio Olsen; e os representantes da Diretoria de Governança, Controles Internos e Integridade (DGCI) Rogério Petri e Gabriel Cavatti.
Universidade Federal do Espírito Santo