Documentário sobre crime ambiental na Amazônia estreia nesta quinta, 4, no Cine Metrópolis

04/09/2025 - 12:02  •  Atualizado 09/09/2025 09:27
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena do documentário na qual aparece vários indígenas à beira de um rio

O Cine Metrópolis retorna com sua programação regular nesta quinta-feira, 4, às 19h30, com a estreia do documentário Amazônia, a nova Minamata?, do diretor Jorge Bodanzky. O filme traça um paralelo entre o desastre ambiental de Minamata, no Japão - marcado pelo envenenamento por mercúrio na década de 1950 - e a atual crise de contaminação que assola populações indígenas e ribeirinhas na Amazônia.

A obra investiga como o uso indiscriminado do mercúrio no garimpo ilegal de ouro está intoxicando os rios, o solo e a cadeia alimentar, culminando em risco à saúde pública. Por meio de imagens aéreas e depoimentos de especialistas, o filme expõe como um crime ambiental de grandes proporções se desenrola com gravidade semelhante ao caso japonês, porém em uma escala potencialmente maior e com menos visibilidade.

Além de denunciar um crime ambiental, o documentário mostra a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral. O filme revela os esforços para medir os níveis de mercúrio em habitantes da região e os desafios de se combater uma crise sanitária agravada pela omissão do poder público e pelo avanço da destruição.

Continuação

Seguem em cartaz os filmes No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut, e Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, de Carla Camurati.


Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 4 a 10 de setembro:

Amazônia, a nova Minamata?, de Jorge Bodanzky (Brasil, 2025)

Este documentário acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia.

No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (Brasil, 2025)
O documentário acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Relançamento em 4K), de Carla Camurati (Brasil, 1995/2025)
Relançamento em 4K do longa que cativou o público com sua crítica bem-humorada à formação do Brasil, com foco na controversa figura da princesa espanhola Carlota Joaquina.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas