Documentário que coloca em discussão o conceito de família, Lar é a estreia desta quinta-feira, 13, do Cine Metrópolis. Dirigido por Leandro Wenceslau, o filme acompanha o dia a dia de três famílias LGBTQIAPN+ a partir do ponto de vista de seus filhos. Além da estreia, o cinema exibe o candidato à indicação ao Oscar 2026 O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Enterre Seus Mortos, terror de Marco Dutra.
Diretor de Bolha e Enquanto Ainda é Tempo, Wenceslau retrata histórias de famílias com diferentes conflitos: jovens adotados na adolescência, abandonos, e conflitos entre mães e filhas em seu novo documentário. Partindo de seu próprio desejo de adotar uma criança com seu marido, o diretor conhece um casal de professoras que compartilha suas experiências a respeito de um novo modelo familiar, diverso do molde heteronormativo da “família tradicional”. A partir desse encontro, ele vai em busca de outras narrativas que o ajudem a formar um novo olhar sobre os arranjos familiares.
Além da estreia de Lar, o Cine Metrópolis segue exibindo outros dois filmes nacionais. Protagonizado por Wagner Moura, O Agente Secreto é ambientado no Brasil de 1977 e conta a história de um professor universitário que foge para Recife para escapar da ditadura. Na cidade onde acredita que está seguro, ele começa a ser espionado por vizinhos. Para piorar, o professor também descobre que um antigo desafeto o jurou de morte.
Já Enterre Seus Mortos traz Selton Mello como o taciturno Edgar Wilson, que trabalha nas margens de rodovias perigosas removendo animais mortos da pista, junto com seu colega de trabalho Tomás (Danilo Grangheia), um ex-padre excomungado. Vivendo na cidade fictícia Abalurdes, Wilson tem um relacionamento incipiente com Nete (Marjorie Estiano), sua chefe. A rotina segue como sempre, até que, um dia, Wilson é forçado a violar as regras do seu trabalho, e o caos passa a imperar em sua vida e na cidade, trazendo sinais do apocalipse.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 13 a 19 de novembro:
Lar, de Leandro Wenceslau (Brasil, 2025)
Em um mundo no qual o conceito de família está em constante transformação, o documentário revela o cotidiano de três famílias LGBTIAPN+ através do olhar sensível de seus filhos. Enquanto estes jovens navegam entre desafios e alegrias, o diretor entrelaça sua própria história de busca por identidade e pertencimento. Mais que um documentário sobre novos arranjos familiares, é uma reflexão íntima sobre como o verdadeiro lar se constrói no cuidado e no afeto, transcendendo convenções e redefinindo o significado de família na sociedade contemporânea.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho (Brasil/França/Holanda/Alemanha, 2025)
Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, se muda de São Paulo para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Ele chega à capital pernambucana e em pouco tempo começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos.
Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra (Brasil, 2025)
Na pequena cidade de Abalurdes, Edgar Wilson trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando. Junto dele está Tomás, ex-padre excomungado que distribui extrema unção aos seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua chefe Nete – com quem Edgar tem um relacionamento incipiente, além do desejo de fugir de Abalurdes. Ao redor deles, o mundo parece dar sinais de que um arrebatamento final se aproxima.
Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.
Universidade Federal do Espírito Santo