Desafio Movimenta Ufes incentiva hábitos saudáveis entre servidores do campus de São Mateus

26/09/2025 - 12:13  •  Atualizado 26/09/2025 18:21
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do grupo participante do desafio

“Incentivar principalmente a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis como estratégia para promover uma transformação no estilo de vida dos profissionais da Universidade”: é dessa forma que o médico da Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas/Ufes) Fabiano Honorato apresenta o Desafio Movimenta Ufes, iniciativa desenvolvida no campus de São Mateus. Destinado a docentes e técnicos administrativos em Educação (TAE), o projeto propõe uma competição saudável que combina incentivo à atividade física, valorização de hábitos alimentares equilibrados e fortalecimento da convivência entre colegas de diferentes áreas da instituição.

Com duração de 12 semanas, o Desafio estabelece que os participantes cumpram metas semanais para somar pontos (dez por semana), criando um ambiente de engajamento, motivação, troca de experiências e apoio mútuo. A “competição” teve início em agosto, quando os 64 servidores e servidoras inscritos foram avaliados por equipes da Dasas e do Laboratório de Saúde Coletiva, considerando diferentes parâmetros de saúde, como peso, índice de massa corporal, metabolismo basal e os exames médicos periódicos dos servidores, realizados previamente.

“Na avaliação dos exames periódicos, observamos alta prevalência de sobrepeso e obesidade, além de uma grande proporção de pessoas com hipertensão, diabetes e problemas relacionados a saúde mental. Todos esses quadros podem ser controlados com mudanças de estilo de vida. Esse foi o grande motivador para a criação e implementação do Desafio Movimenta Ufes”, ressalta Honorato, idealizador do projeto.

Pontuações

Na etapa seguinte, os participantes foram divididos em oito grupos heterogêneos, que, a cada semana, devem fazer pelo menos três refeições saudáveis e praticar exercícios por no mínimo três dias. “Se alguém não cumprir as metas (provando por meio do envio de fotos ou pelo aplicativo), a equipe não marca pontos. Isso cria um ambiente divertido de competição, engajamento e de solidariedade entre os integrantes”, explica o médico. Há também a possibilidade de conquistar pontos extras ao participar de eventos de saúde propostos pela coordenação do Desafio ou ao realizar ações sociais, como doação de sangue, campanhas de arrecadação de alimentos ou visitas em lares de idosos.

Imagem
Foto da servidora Giselly Martins tirando uma foto na academia de ginástica
A servidora Giselly Martins registrando a prática de atividade física

Integrante da equipe De5impedância (em referência ao número do grupo, cinco), a assistente em administração do Núcleo de Comunicação, Eventos e Cultura (Nucec/Ufes) Giselly Martins afirma que a adesão ao projeto foi uma decisão acertada porque, além de fortalecer o compromisso consigo mesma, ela assumiu também uma responsabilidade com colegas de trabalho com os quais praticamente não convivia. “O Movimenta Ufes trouxe as boas práticas de atividade física e alimentação saudável como pano de fundo, mas o que estamos construindo juntos é algo muito maior. De simples colegas, nos tornamos amigos que conversam todos os dias, compartilham sua rotina e vibram com cada conquista. Dizer sim ao Desafio foi uma das minhas melhores decisões em 2025!”, sinaliza.

Comprometimento

Honorato destaca que o comprometimento dos participantes nas atividades propostas tem se mostrado bastante significativo, o que pode transformar a iniciativa em uma ação anual no campus de São Mateus, além de possibilitar sua replicação nos outros campi e beneficiar ainda mais profissionais da Universidade. “Estou feliz com a repercussão do Movimenta Ufes. Isso certamente resultará em mudanças positivas nos parâmetros de saúde medidos pelos exames periódicos anuais”, finaliza.

O encerramento do projeto contará com uma corrida de revezamento por equipes ao longo do anel viário que circunda o campus. O evento está marcado para 31 de outubro, quando também será comemorado o Dia do Servidor Público (28/10) no campus de São Mateus. 

O Desafio Movimenta Ufes São Mateus é uma iniciativa da Dasas/Ufes, com apoio da Assessoria de Saúde, Qualidade de Vida, Esporte e Lazer do campus de São Mateus, da Caixa Assistência Saúde da Universidade (Casufes), da Cooperativa de Crédito dos Servidores da Ufes (CredUfes) e da Pizzaria Mirante.

Fotos: Acervo do projeto

Categorias relacionadas