Cursos de Comunicação da Ufes celebram 50 anos com debates sobre transformações nas profissões

21/07/2025 - 16:49  •  Atualizado 23/07/2025 15:43
Texto: Com informações da organização do evento     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

O Departamento de Comunicação Social da Ufes realiza nos dias 23 e 30 de julho duas atividades em comemoração aos 50 anos dos cursos de Comunicação. Em ambas serão discutidas as transformações nas profissões de Jornalismo, Publicidade e Cinema ao longo dos anos, com a participação de profissionais das três áreas.

A Ufes é pioneira no Espírito Santo na formação em Comunicação. O início foi em 1975, com o ingresso da primeira turma de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Em 1979, começou a funcionar o curso de Publicidade e Propaganda e, em 2010, o de Cinema e Audiovisual. Desde 2014, a Ufes passou a contar com a Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, em nível de mestrado. A partir de agosto deste ano, tem início o doutorado na mesma área.

Os eventos são gratuitos, dirigidos a profissionais da área e acontecerão no auditório do Centro de Artes (Cemuni IV), campus de Goiabeiras, com direito a certificado de participação. As atividades são organizadas pelo Departamento de Comunicação, por meio de estudantes da disciplina de Laboratório de Assessoria de Imprensa, do 7º período de Jornalismo, e integram o calendário oficial de celebrações dos 50 anos dos cursos.

Confira a programação:

Dia 23/7, quarta-feira, às 9 horas - Transformações no Jornalismo e na Publicidade

Convidados:

Geraldo Nascimento - jornalista formado pela Ufes, atua na Rede Gazeta desde 2004, onde construiu carreira como repórter, apresentador, editor e produtor. Em 2023, assumiu o cargo de editor-chefe de A Gazeta e da CBN Vitória, liderando iniciativas voltadas à inovação e transformação digital no jornalismo capixaba. Reconhecido por sua abordagem estratégica na curadoria de informações, compartilha metodologias de atualização jornalística com foco em inteligência de mídia e ética profissional.

Rimaldo de Sá - publicitário formado pela Ufes, fundador e CEO da Beta Rede, empresa especializada em comunicação integrada, marketing digital e análise de dados. Lidera projetos que antecipam tendências tecnológicas e comportamentais, conectando marcas às novas demandas do consumidor contemporâneo. Sua atuação se destaca pela capacidade de integrar criatividade e performance, com foco em resultados e expansão internacional.

Dia 30/7, quarta-feira, às 19 horas - Cinema em Transformação

Convidadas:

Tati Rabelo - Formada em Comunicação Social pela Ufes, é cineasta e pesquisadora especializada em políticas públicas e economia do audiovisual, com atuação em importantes seminários e análises sobre o cinema brasileiro, focando em representatividade e produção local.

Melina Galante - Graduada em Cinema e Audiovisual pela Ufes e pós-graduanda em Roteiro e Multiplataformas, é cineasta e produtora executiva, com projetos relevantes, como a série Zora Curiosa (EBC/TV Brasil). Atua também na diretoria da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), além de ministrar diversas oficinas formativas relacionadas ao audiovisual.

Categorias relacionadas