Curso de Serviço Social celebra 50 anos de existência com lançamento de livro nesta sexta-feira, 9

08/08/2024 - 16:20  •  Atualizado 09/08/2024 18:06
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto da capa do livro, com informações sobre data, hora e local do lançamento

A Editora da Ufes (Edufes) lança nesta sexta-feira, 9, a partir das 9 horas, o livro O Curso de Serviço Social da Ufes: Memória, Afetos e História, no auditório do Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas (CCJE), no campus de Goiabeiras. A obra celebra os 50 anos do curso, criado pelo Conselho Universitário em dezembro de 1970, e está disponível para download gratuito neste link.

Composta por textos de vários autores, entre professores e egressos do curso, a publicação foi organizada pela professora aposentada Ana Maria Petronetto, que foi da primeira turma da graduação, iniciada em agosto de 1971.

“Como alguém que passou 30 anos na Ufes, senti-me na obrigação de fazer algo que marcasse este momento”, diz a professora, que reuniu 31 colaboradores quando o cinquentenário do curso se aproximou. “Resgatar a história foi nossa forma de reconhecer, agradecer e homenagear o curso e a Universidade”, afirma ela.

O livro está organizado em quatro partes: a trajetória do curso desde a década de 1970; os núcleos temáticos criados para trabalhar de forma articulada ao ensino, à pesquisa e à extensão; as experiências pedagógicas ligadas às lutas sociais da população; e homenagens às professoras pioneiras que atuaram na implantação do curso.

Entre os momentos importantes na história do curso, Petronetto destaca movimentos de consolidação da democracia e das lutas populares. “Foi quando passamos a promover,  defender e participar de consultas à comunidade universitária para ocupar postos de gestão, em um fortalecimento da democracia na Universidade”, exemplifica. Outras conquistas, como o regime de dedicação exclusiva para docentes, debates sobre a formação dos assistentes sociais e implantação de novos currículos foram decisivos para o curso, segundo a organizadora.