Curso de Artes Plásticas promove 5ª edição do Sarau Virtual Mande Notícias. Inscrições até 14 de agosto

07/08/2024 - 15:14  •  Atualizado 07/08/2024 15:31
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento

Poetas de todo o mundo já podem se inscrever para participar da quinta edição do Sarau Virtual Mande Notícias, evento de extensão promovido pelo curso de Artes Plásticas. Com a temática Por um mundo de paz, o sarau é aberto a pessoas de quaisquer idades, com ou sem vínculo com a Ufes, e as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 14.

Pessoas interessadas devem enviar um poema autoral de até dez linhas, em formato DOCX, abordando o tema Paz e, na mesma página, incluir uma pintura, desenho, gravura, fotografia ou outro trabalho artístico visual, também autoral. O material, devidamente identificado com o nome e a cidade do autor, deve ser enviado para este e-mail. As apresentações acontecerão na sexta-feira, 16, a partir das 19 horas, de forma remota, via Google Meet.

O Sarau Virtual Mande Notícias acontece anualmente desde junho de 2020 e esta será a primeira edição promovida pela Ufes, que emitirá certificado de 60 horas aos participantes. De acordo com o coordenador do curso de Artes Plásticas e organizador do evento, Uillian Trindade, o sarau surgiu na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), no contexto da pandemia de covid-19, em virtude do distanciamento social: “Estávamos todos presos em casa, sem poder sair. Então, este termo ‘mande notícias’ era uma resposta à necessidade de ouvir as pessoas em suas angústias, aflições que todo o planeta estava passando. Foi um meio de trabalhar a arte e a expressão naquele momento e de se apoiar”.

Reflexão

Cerca de 250 artistas com idade entre dez e 70 anos de idade já participaram das quatro edições anteriores do sarau, que reuniram trabalhos advindos de vários estados do Brasil, além de países como Itália, Romênia, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Todo esse material é reunido em um catálogo virtual, que é publicado após cada edição. O material produzido em 2023 teve como tema Minha terra tem palmeiras, verso inicial da Canção do Exílio, de autoria do poeta brasileiro Gonçalves Dias (1823-1864). “Cada participante enviou um poema e uma imagem com o que ele considerava ser o melhor da sua região. O objetivo era que cada um mostrasse o melhor do seu lugar ou os desafios que ainda teriam em seus territórios”, explica Trindade.

De acordo com ele, o sarau proporciona o contato afetivo e artístico entre os membros da comunidade acadêmica e a sociedade, sendo uma forma de sociabilidade, de praticar a arte e de se expressar por meio da poesia, sem a necessidade de sair de casa. “A expectativa é que os estudantes de toda a universidade e as pessoas externas a ela participem com suas produções artísticas, mostrando suas visões sobre um tema tão importante e atual em nosso planeta, a paz. A arte e a poesia são caminhos para uma reflexão crítica sobre os diversos aspectos desse tema”, conclui.