Criação de Jardim das Borboletas e de Sala Verde está entre projetos de educação ambiental da Ufes para 2026

09/01/2026 - 18:22  •  Atualizado 13/01/2026 17:10
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto geral do campus de Goiabeiras

A criação do Jardim das Borboletas na área externa do Centro de Educação e o lançamento do projeto Sala Verde Intercultural Itinerante estão entre as ações para 2026 do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (Nipeea) da Ufes, que desde o ano passado foi reconhecido como Centro de Educação Ambiental do Espírito Santo (CEA) pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

As ações foram apresentadas pelos professores Soler Gonzalez e Andreia Ramos, coordenador-geral e coordenadora-pedagógica do Nipeea/CEA, respectivamente, ao reitor Eustáquio de Castro nesta sexta-feira, 9.

Segundo o professor Gonzalez, o Jardim das Borboletas já começa a ser construído no próximo dia 20, com o plantio de flores na área externa do Centro de Educação. “Vamos fazer uma intervenção pedagógica e paisagística introduzindo espécies floríferas para atrair polinizadores (insetos como abelhas e borboletas)”, conta ele.

Já a Sala Verde foi inspirada num projeto do Ministério do Meio Ambiente e consiste na organização de um acervo de livros com recorte ambiental e abordagens étnico-cultural, étnico-racial e indígena. O acervo será disponibilizado de forma itinerante para atender a estudantes da graduação e das escolas da rede básica de ensino do entorno do campus de Goiabeiras.

Outras ações do Nipeea/CEA previstas para este ano são a realização de aulas de campo com foco na preservação ambiental, visitas mediadas pelo campus universitário, sessões de cinema voltadas para escolas, atividades na recepção de calouros, parcerias com escolas, comunidades e povos originários do Espírito Santo e a realização do 2º Encontro de Educação Ambiental e do 2º Colóquio de Educação Ambiental.

“Na reunião de hoje com a Administração Central falamos de todas as ações que realizamos em 2025 e o que queremos repetir e inovar neste ano. São todas ações voltadas para ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Gonzalez. 

Imagem
Foto dos participantes da reunião no gabinete do reitor
O reitor Eustáquio de Castro e a diretora de Relações Interinstitucionais, Ana Beatriz Fonseca (à direita) receberam os professores Soler Gonzales e Andreia Ramos. 

O reitor Eustáquio de Castro destacou a importância do desenvolvimento de ações de Educação Ambiental para o estado do Espírito Santo e para a sociedade como um todo. "A Universidade é um espaço de produção de conhecimento, de formação cidadã e de compromisso com o futuro da sociedade. Hoje, esse compromisso se torna ainda mais urgente quando falamos da Educação Ambiental. Os desafios ambientais deixaram de ser só uma preocupação dos cientistas e passaram a ser uma questão ética e social, exigindo respostas que só podem ser construídas por meio do conhecimento, da pesquisa e da educação", afirmou.

"A Ufes tem uma importante contribuição a dar nesse sentido, com iniciativas que contemplam diversos públicos, o que reforça o compromisso da Universidade com o meio ambiente e a sustentabilidade. Mais que isso, queremos ser exemplo, promovendo práticas sustentáveis em nossos campi", completou o reitor, citando o início da construção da nova rede de saneamento do campus de Goiabeiras.

Integração com a sociedade

Gonzales destacou que, em 2025, mais de 800 alunos da rede básica estiveram na Ufes participando dos eventos, das visitas mediadas e das sessões de cinema, o que mostra a integração sociedade e universidade na área de educação ambiental.

A disciplina optativa Educação Ambiental e Formação de Professores ofertada aos cursos de licenciatura da Ufes nos dois semestres de 2025 foi outro projeto de sucesso. Os estudantes desenvolveram protótipos de jogos educativos com foco nas mudanças climáticas e outras questões ambientais e produziram episódios de podcast com pesquisadores da área ambiental.

O Nipeea existe desde 2005. O reconhecimento como CEA, que aconteceu no aniversário de 20 anos do Núcleo, permitiu a ampliação das ações de ensino, pesquisa, extensão e de formação na área da educação ambiental dentro da própria Universidade, em comunidades tradicionais e escolas da rede básica. 

Além do Nipeea, a Ufes possui outro centro estadual de educação ambiental: o Laboratório de Educação Ambiental (LabEA) localizado no campus de São Mateus e reconhecido desde 2023.

Categorias relacionadas