Congresso estadual de Educação Física reúne especialistas e futuros profissionais no campus de Goiabeiras

28/07/2025 - 09:39  •  Atualizado 28/07/2025 11:54
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Leandro Reis
Compartilhe
Cartaz de divulgação do congresso

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/Ufes) realizará, entre 29 de setembro e 2 de outubro, a 17ª edição do Congresso Espírito-Santense de Educação Física (Conesef), evento de caráter profissional e acadêmico que reunirá professores, estudantes, gestores, pesquisadores e profissionais para debater o tema Formação, Intervenção e Inovação: boas práticas em Educação Física. As inscrições variam de R$ 30 a R$ 120 e devem ser feitas neste link até o primeiro dia do evento. Haverá emissão de certificado aos participantes.

As pessoas interessadas em apresentar trabalhos em formato de comunicação oral, pôster e mídias (vídeos e exposição fotográfica) devem submeter os resumos expandidos até o próximo dia 15 por meio deste formulário. Cada autor ou autora poderá enviar até cinco trabalhos.

Além de professores da Ufes, a 17ª edição do Conesef contará com a presença de especialistas das universidades de São Paulo (USP), Pernambuco (UPE), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Campinas (Unicamp), que abordarão assuntos como desenvolvimento e formação em educação escolar; revolução digital na educação física; debate contemporâneo em torno da educação física escolar; e esporte na formação. A programação ainda inclui mesas-redondas, oficinas temáticas e apresentações culturais.

Desafios

Organizado pelo CEFD desde 1994, o Conesef se consolidou como um dos principais fóruns de formação, difusão científica e socialização de conhecimentos em Educação Física na região Sudeste. Para o vice-diretor do CEFD e coordenador do congresso, Ivan Gomes, é fundamental que existam eventos como este para promover ambientes de debate sobre os desafios, as perspectivas e as implicações das boas práticas e potencializar a legitimidade da Educação Física. “O tema desta edição é impulsionado pelos desafios colocados frente à necessidade de articulação dialógica entre as instituições formadoras, as redes públicas, estudantes e professores de Educação Física, junto aos espaços de intervenção da área”, avalia.

De acordo com a diretora do CEFD, Zenólia Figueiredo, o Conesef tem compromisso com o processo de formação de professores de Educação Física em uma perspectiva crítica e reflexiva. Ela ressalta que edições anteriores do congresso já chegaram a reunir mais de mil participantes e que este 17º encontro representa muito para a comunidade acadêmica da Ufes: “Pretendemos retomar o protagonismo do evento e do CEFD no cenário da Educação Física capixaba, proporcionando o debate e a troca de conhecimentos entre os profissionais da área. Temos buscado ampliar os diálogos com as secretarias estadual e municipais de Educação, de Esporte e de Saúde, com a finalidade de envolver e sensibilizar gestores e professores a participarem ativamente do evento”.

O 17º Conesef é organizado pela Ufes com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba (Cemefec). 

Categorias relacionadas