O campus de Goiabeiras da Ufes sedia até este sábado, 8, o Congresso Nacional de Ciências Policiais, Saúde, Desempenho Físico e Operacional (Conacips 2025), primeiro evento nacional voltado à integração entre ciência, educação e segurança pública, realizado pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
O Congresso tem a proposta de reunir pesquisadores, profissionais da segurança pública em nível nacional e acadêmicos em um espaço de diálogo técnico e científico sobre integração entre fisiologia, desempenho e atividade policial. A coordenação do evento é do professor do Departamento de Desporto e membro do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental Danilo Bocalini e pelo doutorando e policial militar Geanderson Sampaio.
Entre os estudos já realizados pelo laboratório estão a análise de impactos psicofisiológicos em bombeiros durante treinamento de combate a incêndios e uma avaliação sobre saúde e desempenho de agentes de segurança pública do estado.
A cerimônia de abertura, realizada na quinta-feira, 6, contou com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; do pró-reitor de Extensão, Edinlson Felipe; do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Wagner dos Santos; da diretora do CEFD, Zenólia Figueiredo, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do CEFD, André Melo; do professor Danilo Bocalini; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Andrison Cosme; e do diretor de Saúde da PMES, coronel Gustavo Tononi, entre outras autoridades civis e militares.
Apoio humanizado
Na palestra de abertura, o coronel Marsuel Riani, que representou o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, apresentou o tema Ciências Policiais, Saúde dos Agentes de Segurança Pública e Consequências Operacionais: Um Olhar para o Futuro.
“Este evento visa analisar a saúde dos profissionais de segurança pública, promover um apoio mais humanizado aos policiais e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade através do estudo do desempenho físico. Contamos com a participação de diversos especialistas, que neste momento debatem o tema. Consideramos este encontro um marco para o desenvolvimento da segurança pública em nosso estado e para o bem-estar de toda a sociedade”, destacou o coronel Riani.
Com o tema central voltado ao avanço do conhecimento científico aplicado à prática operacional, o Conacips 2025 tem caráter expositivo e explicativo e se estrutura em três eixos principais: integração do conhecimento, reunindo especialistas de áreas como saúde, educação física, psicologia, direito e táticas operacionais para discutir como a ciência pode contribuir para a performance, a saúde e a longevidade da carreira policial; difusão da pesquisa, promovendo a apresentação de 73 resumos de estudos científicos, abordando temas ligados à saúde, ao desempenho físico e às ciências policiais; e imersão prática por meio de conferências, mesas-redondas e workshops sobre temas diversos. Veja aqui a programação completa.
Segundo os organizadores, essa parceria reforça o caráter acadêmico e institucional do congresso, promovendo a integração entre universidade e corporação militar e impulsionando o desenvolvimento profissional e científico da segurança pública no país.
Fotos: CEFD e PMES
Universidade Federal do Espírito Santo