Conecta Ciência debate teorias em cenário de comprimento mínimo nesta sexta, 27, às 11h. Evento aberto ao público

26/06/2025 - 13:50  •  Atualizado 27/06/2025 12:03
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

Teorias em um cenário de comprimento mínimo é o tema da palestra do ciclo quinzenal de seminários Conecta Ciência, que vai acontecer nesta sexta-feira, 27, às 11 horas, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro) da Ufes, no campus de Goiabeiras. O palestrante será o professor José Alexandre Nogueira, do Departamento de Física da Universidade. 

Segundo os organizadores, um dos maiores desafios atuais da física teórica é desenvolver uma abordagem quântica para a gravitação. Embora diversas propostas tenham sido feitas, como a teoria de supercordas, nenhuma delas obteve um completo sucesso. Todas afirmam a existência de um comprimento mínimo, isto é, uma escala de comprimento abaixo da qual a ideia de medida deixa de ter qualquer significado.

Nessa palestra serão apresentadas as ideias básicas que envolvem as teorias num cenário de comprimento mínimo, que afeta a descrição matemática de uma teoria, bem como os conceitos relacionados à abordagem.

O ciclo de seminários é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Física Avicena (Cafis) e do Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Ufes (Núcleo Cosmo/Ufes), sob a coordenação do professor Julio Fabris. O objetivo é discutir Ciência de uma forma abrangente e acessível. As palestras, que são quinzenais e abertas ao público, têm participação de pesquisadores de todas as áreas de atividades científicas do Departamento de Física e também de áreas correlatas. 

Categorias relacionadas