O Cineclube Metrópolis inicia mais uma semana com muitas emoções e a estreia do sensível filme A Serena Onda que o Mar me Trouxe, de Edson Ferreira, que chega à tela do cinema nesta quinta-feira, 20, às 20 horas, em uma sessão especial, com bate-papo com o diretor do filme. Antes dela, a partir das 19h15, haverá uma apresentação do Duo Ogó, integrado pelos músicos Gessé Paixão e Vitor Martins. Os ingressos já estão à venda neste link.
Além dessa estreia, seguem em cartaz os filmes Levante, de Lillah Hallah, que traz o urgente tema do aborto, e La Chimera, de Alice Rohrwacher.
A Serena Onda que o Mar me Trouxe é uma revisita do próprio diretor, Edson Ferreira, ao legado de seu pai, Edson Silva (1930-2018), um homem preto, nordestino, que fez dos olhares de afeto a sua escola de vida. O filme é uma produção capixaba que dá continuidade à pesquisa afrocentrada do cineasta.
Em cartaz
Após uma semana de intensas discussões acerca do Projeto de Lei 1904/2024, o chamado "PL do aborto", continua em cartaz Levante, filme de Lillah Halla que discute a justiça reprodutiva e a interrupção voluntária da gravidez por uma perspectiva jovem e queer. O filme apresenta a história de Sofía, que, aos 17 anos, precisa lidar com uma gravidez indesejada enquanto concorre a uma bolsa internacional como atleta. Ao buscar meios de interromper a gravidez, ela acaba sendo vítima de um grupo fundamentalista cristão, que provoca um efeito manada contra a liberdade, a autonomia e os sonhos da jovem. O longa, premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes, é estrelado por Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown.
Em sua última semana de exibição, o público ainda poderá assistir a La Chimera, dirigido pela premiada diretora Alice Rohrwacher (conhecida por As Maravilhas e Lázaro Feliz). O filme é ambientado em La Chimera, região da zona rural da Toscana. A história acompanha uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas e Arthur, que busca sua amada Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por um mitológico caminho para a vida após a morte. O filme é estrelado pela atriz brasileira Carol Duarte (A Vida Invisível).
Festivalzinho
A partir de segunda-feira, 24 de junho, o Cine Metrópolis vai sediar o 24º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no qual estudantes da rede municipal e estadual de ensino previamente inscritos poderão conferir filmes infantojuvenis de diversas partes do Brasil. As sessões do festival seguem até 28 de junho.
A programação completa da semana está disponível no site do Cinema e no arquivo anexado abaixo. Não haverá sessões no domingo, dia 23, e, devido à realização do Festivalzinho, também não haverá o curso Imagens do Cinema no dia 26.
Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada subsidiada mediante apresentação da carteira estudantil ou comprovante de matrícula e documento com foto. Pagamentos podem ser feitos por Pix, dinheiro e cartões de débito ou crédito.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 4009-2379/2376, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail cinemetropolis@ufes.br.
Fotos: Divulgação