Cine Metrópolis exibe mostra protagonizada por mulheres cegas e surdas nesta quinta-feira, 1º. Entrada gratuita

01/08/2024 - 11:17  •  Atualizado 02/08/2024 08:17
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cena do vídeo Meninas, que foca nas cabeças de duas moças deitadas, com as cabeças encostadas pelo topo

O Cine Metrópolis recebe nesta quinta-feira, 1º, a partir das 19h30, a mostra de cinema Nada Me Falta, que reúne 15 videografias protagonizadas por mulheres surdas e cegas, filmadas em estúdio e em locações externas na Grande Vitória. Após a sessão, haverá debate com a professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Maria Carolina Freitas, com o tema Arte como afirmação de identidades. O evento tem entrada gratuita.

Realizada pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), a mostra partiu de um workshop coordenado pela diretora Rejane Arruda em dezembro de 2023, selecionando oito mulheres cegas e três surdas, que se uniram a cinco artistas da Cia Poéticas da Cena Contemporânea para a criação dos vídeos. Cada vídeo tem cerca de 2 minutos de duração e retrata um painel diverso de histórias de vida e de identidades, filmadas em cenários como a pedreira de Maruípe, a praia da Barra do Jucu e um parque de diversões em Cariacica.

À frente de projetos de teatro, música e fotografia com pessoas com deficiência na SOCA Brasil, a diretora Rejane Arruda diz que a mostra surgiu a partir da vontade da equipe em experimentar diferentes linguagens numa obra em comum, além de fomentar a integração entre pessoas cegas e surdas.

“O vídeo tem uma linguagem muito livre, que permite hibridismo entre documentário e ficção, drama e performance. Levamos isso para a plástica, para o som, para a atuação”, afirma Arruda. “E existe essa provocação de construir um lugar de fala, narrar a sua própria história, revelar algo de si para o outro.”

A partir da experiência dos encontros para a produção das videografias de Nada Me Falta, a SOCA Brasil desenvolveu o workshop de criação de vídeo, que está com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada em participar. A capacitação acontece nesta quinta, antes da mostra, às 14 horas, no Cine Metrópolis. As inscrições devem ser realizadas neste formulário.

Cena do filme Mão com Mão, onde aparecem duas mulheres de frente para a câmera. Uma delas é Cinthya de Oliveira

Egressas da Ufes

Duas das atrizes envolvidas na mostra são egressas de cursos de graduação da Ufes: Geovana Santos, de Pedagogia, e Cinthya de Oliveira, de Psicologia (à esquerda, na foto), ambas mulheres cegas. Santos protagoniza Os Dedos da Nona, filme em que sua personagem adivinha a 9ª Sinfonia de Beethoven quando tocada em seu próprio corpo por Leidiane Dias, mulher surda.

Já Cinthya de Oliveira participa de Mão com Mão, quando aprende, com uma mulher surda, a língua brasileira de sinais por meio da Libras tátil. Ela também estrela Só Doidera, vivendo fortes emoções numa montanha-russa. Adrenalina e aventura, a psicóloga diz, têm tudo a ver com ela.

“Quando a Rejane me perguntou se eu topava gravar no parque, topei na hora. Tinha nove anos que eu não ia a um parque”, lembra ela. Além da diversão, a experiência no projeto trouxe muito aprendizado para a psicóloga e hoje estudante de Teatro na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). “Pude interagir com as surdas, aprender um pouco de libras. É muito gostoso fazer essa troca”, diz.

“Sonho de infância”, o trabalho de Oliveira como atriz continua. Depois da experiência nos filmes da mostra, ela já atuou em um longa-metragem e, ainda neste ano, atuará em outro. “Ver esse sonho se concretizando é uma alegria que não consigo colocar em palavras”, diz.

Com apoio da Ufes, a mostra Nada Me Falta tem patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás (TAG) e apoio do Governo do Espírito Santo, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), operacionalizada pelas secretarias da Cultura (Secult-ES) e da Fazenda (Sefaz-ES).

Programação regular

A programação regular de filmes no Cine Metrópolis continua com os longas Teca e Tuti - Uma Noite na BibliotecaCaminhos CruzadosOrlando, Minha Biografia Política. Veja os horários das sessões no site do cinema.

Categorias relacionadas