A adolescência vivida nos anos 1990 é o universo da nova estreia do Cine Metrópolis, que a partir desta quinta-feira, 9, passa a exibir O Último Episódio. Dirigido por Maurílio Martins, o filme acompanha a história de um garoto que tenta conquistar uma colega na escola. Além da obra nacional, o Metrópolis estreia o primeiro longa de Alejandro González Iñárritu, Amores Brutos, que ganhou uma versão restaurada em 4K.
Ambientado em 1991, O Último Episódio coloca no centro da trama o adolescente Erik. Apaixonado pela nova garota da escola, Sheila, ela tenta impressioná-la inventando que tem uma fita em casa com o episódio final do lendário desenho Caverna do Dragão. Com a expectativa criada, ele precisará da ajuda de seus amigos para arranjar uma solução para a história – e, ainda, conquistar a atenção de Sheila.
Produzido pela Filmes de Plástico, O Último Episódio segue a linha de outros longas da produtora mineira, como Marte Um, que transforma histórias do cotidiano em sucessos de crítica e público.
Amores Brutos, lançado originalmente em 2000 e vencedor do conceituado Bafta Film Awards, conta a história de um trágico acidente de carro envolvendo três pessoas. Uma delas é Octavio, que decidiu fugir com a mulher de seu irmão usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel resolve abandonar sua esposa e filhas para viver com Valeria, uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo, um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso.
Além das estreias, seguem em cartaz no Metrópolis os filmes Malês, de Antônio Pitanga, e Paris, Texas, de Wim Wenders.
Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 9 a 15 de outubro:
O Último Episódio, de Maurílio Martins (Brasil, 2025)
Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
Amores Brutos (relançamento em 4K), de Alejandro González Iñárritu (México, 2000)
Um trágico acidente de carro. Três vidas colidem e nos revelam o lado mais bruto da natureza humana. Um triângulo amoroso entre irmãos, um homem que abandona tudo por uma supermodelo e um assassino de aluguel com um passado prestes a ser desenterrado. O círculo nunca se fecha: a dor é, entre outras coisas, um caminho para a esperança.
Malês, de Antônio Pitanga (Brasil, 2024)
Um casal é separado após ser arrancado de sua terra natal na África e trazido para o Brasil à força como escravizado. Enquanto lutam para sobreviver e tentam se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês, a maior revolução da história do Brasil, organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador.
Paris, Texas (relançamento em 4K), de Wim Wenders (Alemanha/França/Grã-Bretanha, 1984)
Travis é encontrado exausto e sem memória em um deserto no Texas, após quatro anos desaparecido. Aos poucos, ele começa a se recordar de sua vida e é acolhido pelo irmão Walt, que vive com sua esposa Anne. Juntos, eles também cuidam de Hunter, o filho de Travis, que gradualmente vai se reconectando com o pai. À medida que Travis e Hunter reconstroem seu relacionamento e desenvolvem uma forte amizade, o homem saí em busca de sua ex-esposa Jane.
Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.
Universidade Federal do Espírito Santo