Cinco exposições gratuitas ocupam a Biblioteca Central da Ufes até dezembro. Veja os horários de visitação

26/11/2024 - 15:11  •  Atualizado 26/11/2024 15:41
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da exposição Quem disse que sou velha demais?

A Biblioteca Central da Ufes (BC) está com cinco exposições abertas ao público, dispostas em diversos espaços do prédio localizado no campus de Goiabeiras. Todas as mostras podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, até o dia 13 de dezembro.

No térreo da BC, o visitante poderá apreciar duas exposições. Quem disse que sou velha demais? (foto), de Lorrana Melo, reúne fotografias de mulheres idosas, construindo um discurso que desafia padrões de beleza e estereótipos do envelhecimento. Os ensaios mostram corpos que carregam experiências subjetivas e sociais, e reforçam, com orgulho, as marcas naturais que aparecem ao longo do tempo. A mostra é realizada em parceria com a Equipe Café com Prosa, da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi).

Dividindo espaço com Quem disse que sou velha demais?, a exposição Dançando com o pincel: bailarinas em óleo e acrílico apresenta obras de arte de Dejair de Paulo, explorando formas, movimentos e emoções inspirados pela dança.

Café e história

Imagem
Foto da exposição técnica e fotográfica Café Conilon e Robusta

Já no 1º andar da BC, a exposição técnica e fotográfica Café Conilon e Robusta (foto), de autoria do professor Fabio Partelli, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da Ufes (DCAB), destaca a importância e as nuances das variedades conilon e robusta, incluindo detalhes do cultivo e os avanços tecnológicos obtidos nessa área. A exposição é resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon (Nepecc).

Também no 1º andar do prédio, está exposta a vida e a obra cultural de Afonso X, monarca da Península Ibérica no século XIII. Com 30 paineis, Afonso X e a Galícia apresenta a história do personagem, que tinha um apreço especial por cultura, artes e letras.

Por fim, no 2º andar da BC, a jovem artista Lívia Hortencio apresenta 22 obras realizadas com tinta guache, reunidas na exposição A voz da tela. Nela a artista compõe versões de animais, flores, monumentos e outros personagens e cenas com muitas cores e imaginação.

Outras informações sobre a Biblioteca Central da Ufes estão disponíveis no site https://biblioteca.ufes.br/.

Categorias relacionadas