Centro Tecnológico lança nesta terça-feira, 27, projeto que visa a inclusão de mais mulheres em cursos de ciência, tecnologia e exatas

23/05/2025 - 12:18  •  Atualizado 25/05/2025 07:18
Texto: Jaqueline Vianna     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do lançamento do projeto

Na próxima terça-feira, 27, às 11 horas, será lançado no auditório do CT-XIII (CT 13) o Projeto GIRLS - Gênero, Inclusão, Resiliência e Liderança em STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo é promover uma série de ações que garantam maior inclusão e equidade de gênero nos cursos do CT.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2022, as mulheres representavam 60,3% dos concluintes em cursos presenciais de graduação no Brasil. No entanto, nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática, essa participação era de apenas 22%. 

Segundo a professora Camila Zacche, coordenadora do projeto, a representatividade feminina é ainda menor em cursos de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atingindo apenas 15% dos concluintes.

Ela destaca que entre as ações previstas estão a criação de um espaço de convivência e acolhimento – o LabGIRLS; promoção de apoio a projetos de pesquisa e extensão relacionados ao tema; disseminação de dados e práticas; e realização de ações de extensão para a comunidade.

“As áreas do Centro Tecnológico têm um índice grande de evasão somado a um índice baixo de ingressantes. Então, é um efeito cadeia. A ideia é criar um ambiente acolhedor para as alunas e fazer com que isso também tenha um efeito de atrair novas ingressantes, incentivando atividades de extensão sobre o tema fora da universidade e através da participação em mostras de profissões, por exemplo, além de buscar atingir de forma transversal outros projetos de extensão”, diz a professora Roberta Gomes, vice-diretora do Centro Tecnológico da Ufes.

Durante o lançamento, também será realizado o acolhimento das alunas ingressantes do CT/Ufes.

Categorias relacionadas