Cem estudantes de ensino médio da rede pública do Espírito Santo participam neste sábado, 29, da aula inaugural do Introcomp, no Laboratório de Informática do prédio CT-IX (CT-9), no campus de Goiabeiras. Serão duas turmas, uma de manhã e outra à tarde.
O Introcomp é um projeto de extensão que oferece um curso gratuito de programação básica a alunos do ensino médio da rede pública de ensino, com o objetivo de atrair mais jovens para as áreas tecnológicas e promover a inclusão digital de maneira mais efetiva. O projeto foi criado e é mantido por estudantes do Centro Tecnológico da Ufes.
Mais de 550 estudantes participaram do processo seletivo, que começou em maio. As aulas do projeto serão ministradas aos sábados e o curso será dividido em dois módulos: o primeiro, de nível básico, vai apresentar aos estudantes os conceitos básicos de algoritmos e programação; o segundo, de nível avançado, trabalhará conceitos como bibliotecas Python, com o desenvolvimento de um jogo ao final do módulo.
Parceria com o Secri
Neste ano, o projeto, por meio do Edital Fapes nº 11/2023 - Extensão Tecnológica, firmou uma parceria com o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), para incentivar a participação de jovens do Território do Bem, que abrange o bairro de São Benedito e comunidades vizinhas.
Durante o curso, serão oferecidas monitorias presenciais no Laboratório de Informática do Secri, além de apoio para deslocamento dos estudantes do Território até a Ufes, aos sábados.
Mais informações estão disponíveis no site do Introcomp e no perfil do projeto no Instagram.
Foto: Acervo do projeto