O Colégio de Aplicação (CAp) Criarte sorteará 41 vagas para ingresso de novos estudantes no ano letivo de 2026. As inscrições serão recebidas de 17 a 27 de novembro, pelo preenchimento do formulário on-line que será disponibilizado no site do Criarte. As oportunidades são para crianças nascidas entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2024 – tanto as vinculadas a membros da comunidade acadêmica quanto as do público em geral, que concorrerão de forma igualitária.
As oportunidades estão distribuídas de acordo com os grupos ofertados no próximo ano letivo, referentes às faixas etárias atendidas no Colégio de Aplicação. Para o turno matutino, há vagas para as turmas G2 (11 vagas), G3 (1 vaga), G4 (4 vagas) e G5 (5 vagas). Já para o turno vespertino, o sorteio será para as turmas G2 (13 vagas) e G4 (8 vagas).
No turno Vespertino, o sorteio para a turma G3 será apenas para formação de lista de suplência e não será oferecida a turma G5, que terá edital de sorteio específico, caso seja reaberta posteriormente.
O sorteio ocorrerá na sala multiuso da unidade, no dia 5 de dezembro, a partir das 14 horas. Haverá também transmissão ao vivo, pelo canal do CAp Criarte no YouTube.
O procedimento será realizado eletronicamente, com o auxílio de uma ferramenta desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Os inscritos não contemplados no sorteio, de acordo com o número de vagas disponíveis, irão compor a Lista de Suplência na ordem em que forem sorteados.
Confira o edital de normas para ingresso em 2026 nesta página.
Lista de espera
Pessoas Interessadas em vagas no CAp Criarte que não tiverem realizado a inscrição para o sorteio poderão solicitar posteriormente a inclusão do nome da criança na Lista de Espera para as turmas abertas no próximo ano letivo. As inscrições para formação dessa lista serão recebidas no período de 1º de fevereiro de 2026 a 31 de agosto de 2026, pelo e-mail secretaria.criarte.ce@ufes.br. A convocação das crianças na Lista de Espera será iniciada após o esgotamento da Lista de Suplência.
Educação infantil
O Criarte é um espaço de educação infantil instalado no campus de Goiabeiras que teve início na década de 1970, como um projeto assistencial para cuidar de filhas e filhos de trabalhadoras do Restaurante Universitário, em uma época de luta das mulheres pela conquista do direito à creche.
Ao longo de quase 50 anos, as atividades oferecidas pelo colégio evoluíram juntamente com a legislação educacional, que inseriu a educação infantil como primeira etapa da educação básica e passou a reconhecer os potenciais e as necessidades de aprendizagens das crianças com idade entre dois e cinco anos.
            Universidade Federal do Espírito Santo