Campus de Goiabeiras sedia o XI Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social

20/05/2025 - 16:30  •  Atualizado 20/05/2025 17:16
Texto: Raíssa Barbosa (estagiária de Comunicação)     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

O campus de Goiabeiras sedia entre os dias 22 e 24 de maio a XI edição Sudeste do Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Ereds). O objetivo do encontro, que neste ano tem como tema Tecnologia e envolvimento: construindo alternativas, é debater a prática de uma engenharia voltada para as transformações populares.

O evento reunirá representantes de movimentos sociais, profissionais, estudantes e professores, que terão espaço em mesas redondas e poderão apresentar seus relatos de experiência. Além disso, haverá visitas técnicas e apresentações culturais.

Pessoas interessadas no cruzamento entre as áreas humanas e tecnológicas também podem participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do evento, onde também está disponível toda a  programação.

O Ereds é realizado desde 2011 e teve origem no Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento (Eneds). A professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes Thaís Pedruzzi, que integra a comissão organizadora do Ereds, afirma que ambos buscam abordar temas que ainda possuem pouca visibilidade dentro dos cursos de engenharia. “É um evento que convida a pensar a engenharia de forma crítica, solidária e conectada com as lutas populares”, destaca.

Para Pedruzzi, trazer o Ereds até a Ufes é uma maneira de criar caminhos para que os estudantes do Centro Tecnológico (CT) se aproximem dos movimentos sociais locais, o que fortalece a função social da universidade.

Categorias relacionadas