Campus de Goiabeiras sedia em novembro o I Congresso Capixaba de Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas. Inscrições abertas

22/10/2025 - 15:40  •  Atualizado 22/10/2025 18:04
Texto: Tatiana Moura     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Marca de divulgação do evento

De 10 a 12 de novembro o campus de Goiabeiras sediará o I Congresso Capixaba de Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo possibilitar aos participantes o acesso a conhecimentos atualizados sobre a temática por meio de debates com especialistas, apresentações de pesquisas e reflexões sobre os desafios e caminhos da relação entre a humanidade e o oceano. As atividades acontecerão no auditório do prédio CT 1 (CT-I). Inscreva-se aqui.

A programação inclui também apresentações de projetos educativos, oficinas e rodas de conversa com especialistas da Ufes e de instituições externas, como a Associação de Marisqueiras, Paneleiras de Goiabeiras, Amigos da Jubarte, Rede Pop Ciência Brasil, Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras.

Dentre os temas que serão discutidos no congresso estão economia azul e mudanças climáticas; justiça azul e racismo ambiental; cultura oceânica no Espírito Santo; cultura oceânica e as políticas públicas de educação ambiental; e tecnologias a serviço dos oceanos.

Para a professora do Departamento de Ciências Biológicas Viviana Corte, uma das organizadoras do encontro, o congresso representa uma oportunidade ímpar para a comunidade acadêmica e para a população em geral, alinhando-se a temas de grande relevância social, ambiental e científica que perpassam diversas áreas do conhecimento. “A discussão sobre Cultura Oceânica e Mudanças Climáticas é fundamental para a formação crítica e engajada de nossos estudantes, capacitando-os a compreender e atuar frente aos desafios contemporâneos”, avalia.

O congresso está sendo organizado pelo Laboratório de Popularização da Ciência da Ufes como uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Espírito Santo e está alinhado à Década da Ciência Oceânica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU) e às discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), com foco no desafio 10 (Restaurando a relação da sociedade com o oceano) da Década do Oceano (2021-2030), iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que busca mobilizar a sociedade para a valorização, o conhecimento e a preservação dos oceanos como base para um futuro sustentável.

Categorias relacionadas