Pesquisadores, profissionais e estudantes se reúnem no campus da Ufes em Alegre para participar de três eventos que serão realizados ao longo desta semana: a XIV Semana Acadêmica da Engenharia Química da Ufes, o V Simpósio de Ciências Florestais do Espírito Santo e a VI Semana de Ciências Farmacêuticas.
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, que está no campus, destaca que os eventos refletem a relevância do conhecimento produzido na Universidade e sua contribuição para o avanço dessas áreas do conhecimento e para o desenvolvimento regional. “Estes eventos, além de serem uma boa oportunidade de divulgação científica, evidenciam a contribuição da Ufes no ensino e na pesquisa nessas áreas e atraem profissionais e pesquisadores de diversos estados para essa região do sul capixaba, fortalecendo seu potencial econômico”.
A décima quarta edição da Semana Acadêmica da Engenharia Química da Ufes (SEQUfes) começou nesta segunda-feira, 13, e segue até o dia 17 de outubro com uma programação diversificada, que inclui palestras, minicursos, workshops e visitas técnicas.
Com o tema A evolução da engenharia química: sustentabilidade, tecnologia e inteligência artificial, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimento, o networking e a aproximação entre a academia e o mercado.
Mercado de carbono
Já o V Simpósio de Ciências Florestais do Espírito Santo (SCIFlor) teve início nesta terça-feira, 14, e segue até o dia 16 abordando o tema Mercado de Carbono: os benefícios para o setor florestal. A solenidade de abertura contou com a presença do governador do estado, Renato Casagrande, que é engenheiro florestal.
“É uma alegria estar mais uma vez neste simpósio, agora discutindo esse tema tão importante, que é o tema central do encontro. É bom que todos os alunos, profissionais e a comunidade conheçam um pouco o que é mercado de carbono para que a gente possa aproveitar esse ativo e financiar cada vez mais a recuperação florestal e a redução das emissões”, afirmou o governador.
Farmácia
Nesta quarta, 15, é a vez da VI Semana de Ciências Farmacêuticas (SECFar), que até o dia 17 abordará o tema Farmacêuticos do futuro: desafios e oportunidades do amanhã – Reflexões sobre o papel do profissional farmacêutico em um cenário de constantes mudanças.
A programação contará com palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações científicas e atividades interativas, momento em que profissionais da área e pesquisadores dialogarão sobre os principais avanços e desafios da área farmacêutica.
Entre os temas que serão debatidos estão Farmacêuticos na era da cosmetologia inteligente, A atuação do profissional farmacêutico na perícia criminal: expertise técnica a serviço da justiça, O papel do Farmacêutico na Atenção Primária (SUS), a Importância da Atuação do Farmacêutico Clínico no Âmbito Hospitalar e Doenças Raras, entre outros.
Fotos: Organização dos eventos
Universidade Federal do Espírito Santo