
O projeto de extensão da Ufes Som na Sexta abraça o encanto das cordas no mês de outubro em sua edição número 16, com mais um recital aberto e gratuito que acontece na primeira sexta-feira de todo mês. Um quarteto composto por violino, violão, violoncelo e viola, a Camerata Porto Vix, promete emocionar quem participar do recital na noite desta sexta-feira, dia 3, em encontro musical aberto e gratuito, às 18 horas, na sede do Instituto Marlin Azul (IMA), que funciona na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha, em Vitória.
A Camerata Porto Vix é integrada por Elton Mancuzo (violino), Belquior Guerrero (violão), Rafael Nunes (viola) e Felipe De Luna (violoncelo). Criado em 2024, o quarteto se dedica à interpretação de obras escritas para esta formação singular de cordas dedilhadas e friccionadas. O grupo reservou para este evento musical um conjunto de peças compostas por Julius Eichberg (1824-1893), Antônio Vivaldi (1678-1741) e Niccolò Paganini (1782-1840). A Camerata valoriza composições concebidas para essa formação instrumental, e destaca sua riqueza tímbrica e expressiva, contribuindo para a difusão de obras pouco presentes no universo da música de câmara.
Parceria
O projeto Som na Sexta - IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes, a partir do desejo comum de promover encontros musicais informais. A cada edição, diferentes artistas e de variadas formações são convidados para a apresentação de um conjunto de peças de compositores locais, nacionais e internacionais.
O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente leve e criativo, proporcionando uma sintonia da arte com as pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. Lançado em março de 2024, o projeto de extensão tem a coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Costa, do Centro de Artes (CAr/Ufes), e curadoria do professor e violoncelista Daniel Enache.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site do IMA e no perfil @institutomarlinazul nas mídias sociais.
Conheça o perfil dos músicos:
Belquior Guerrero (violão) - mestre e doutor em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal), bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá, professor de Violão Erudito da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e regente da Orquestra Experimental do Curso de Formação Musical da faculdade.
Elton Mancuzo (violino) - graduado neste instrumento pela Fames, com licenciatura em Música e pós-graduação em Educação Musical. É violinista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses).
Felipe De Luna (violoncelo) - instrumentista formado pela Faculdade Santa Marcelina São Paulo, realizou turnês nos Estados Unidos, Argentina, Itália e Alemanha, e integra o naipe de violoncelos da Oses.
Rafael Nunes (viola) - graduado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), foi integrante da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Atuou como professor no Instituto Brasileiro de Música e Educação e no projeto Sinta o Som, conciliando prática pedagógica e performance. É violista da Oses.