O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, recebeu nesta quinta-feira, 16, no campus de Alegre, o bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, que vai lançar o livro Memórias Missionárias em Cabo Delgado durante o II Seminário Internacional Tecnologias Sociais, Inovação e Desenvolvimento Humano, a ser realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ufes) no Teatro Universitário, entre os dias 21 e 24 de outubro. O lançamento ocorrerá na quarta-feira, dia 22, às 19 horas.
No livro, o bispo narra sua trajetória missionária de quase duas décadas em Moçambique, quando atuou como bispo na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado. Por meio da obra, Lisboa relata os desafios sociais e os horrores da guerra no continente africano, denunciando as injustiças sofridas pelo povo.
“Dom Luiz é uma referência de compromisso com os mais vulneráveis. Sua visita é uma oportunidade de diálogo e troca de experiências com a comunidade acadêmica, especialmente por sua vivência internacional e atuação em contextos de conflito”, destacou o reitor.
Para a professora Patrícia Rufino, uma dar organizadoras do Seminário, o encontro reforçou o papel da universidade como espaço de reflexão, acolhimento e aprendizado sobre diferentes realidades. “A presença de Dom Luiz enriquece, não apenas pelo conteúdo de sua obra, mas pelo testemunho vivo de missão, fé e justiça social”, afirmou.
Também participaram do encontro o professor do Departamento de Engenharia Rural, Samuel Silva; e as diretoras do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Louisiane Nunes e Taís Soares, respectivamente (foto acima).
Universidade Federal do Espírito Santo