As aulas em todas as unidades do campus de Alegre permanecerão suspensas até a próxima quinta-feira, 28 de março. Dessa forma, devido ao feriado da Semana Santa, as aulas serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril.
As atividades administrativas e o restaurante universitário de Alegre retomam suas atividades a partir desta terça-feira, 26. O restaurante de Jerônimo Monteiro só voltará a funcionar quando as condições das estradas permitirem a entrega de suprimentos.
Os servidores técnico-administrativos poderão trabalhar de forma remota, desde que definidos pelas suas chefias, exceto aqueles que atuam nos serviços considerados essenciais para a comunidade universitária.
A decisão foi tomada pela Administração Central, a fim de dar tempo para que servidores e estudantes afetados pelas fortes chuvas que caíram na região sul do estado retomem as condições para dar sequência às suas rotinas. Muitos deles estão envolvidos em mutirões de limpeza e recuperação de escolas e residências que foram tomadas pelas águas, e auxiliando a comunidade na arrecadação e entrega de itens essenciais, como alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e material escolar.
Ações de solidariedade
A Ufes está mobilizada na promoção de ações de solidariedade para ajudar as vítimas da destruição causada pelas chuvas. Uma das ações que está sendo organizada é a reativação, pela Administração Central, do projeto de extensão Ufes pela Ufes, para arrecadação de alimentos.
Também já estão em funcionamento pontos de coleta de doações, organizados pelos centros de ensino e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), nos seguintes locais:
* Campus de Goiabeiras: Centro de Educação (edifício Paulo Freire-IC IV), Centro de Artes (prédio da Direção) e sede do DCE.
* Campus de Maruípe: Sub-Prefeitura do CCS.
* Campus de São Mateus: Departamento de Ciências da Saúde.
Nesses pontos, são recomendadas doações de produtos não perecíveis, como materiais de limpeza e de higiene pessoal, roupas, material escolar etc.
A Administração Central da Ufes manifesta o seu reconhecimento e agradecimento a todas as pessoas da comunidade universitária que estão voltadas para atenuar o sofrimento na região e continua à disposição das autoridades estaduais e municipais para colaborar no que for possível.