Aula pública nesta segunda, 9, analisa os 40 anos do fim da ditadura militar

06/06/2025 - 14:41  •  Atualizado 09/06/2025 12:55
Texto: Adriana Damasceno
Compartilhe
Cartaz de divulgação do evento

O processo de redemocratização do Brasil e da Nova República será o tema de uma aula pública que acontecerá dia 9 de junho, a partir das 18 horas, no auditório do IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras. A aula, que será ministrada por estudantes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), marcará os 40 anos do pós-ditadura (1985-2025) e é aberta ao público. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. Os participantes receberão certificado.

A aula é organizada pelo Laboratório de Estudos em História do Tempo Presente (LabTempo/Ufes) e contará com exposições sobre os fatos finais da ditadura militar e seus desdobramentos durante o período chamado de Nova República. Segundo o coordenador do LabTempo, Pedro Ernesto Fagundes, a ideia é fazer tanto um balanço da ditadura militar, analisando os legados negativos do período, quanto tratar da experiência em torno dos 40 anos da redemocratização brasileira, avaliando os avanços e os problemas ainda enfrentados na atualidade. 

“Vamos fazer um balanço da democracia e discutir sobre a presença, ainda nos dias de hoje, de ideias, propostas e grupos que defendem alternativas antidemocráticas. Então, é um momento de reflexão, de análise, mas, sobretudo, é um momento de a Universidade se abrir e discutir com a sociedade um tema tão importante quanto esse, que é a defesa intransigente da democracia brasileira”, finaliza Fagundes.

 

Categorias relacionadas