Aula magna celebra primeira turma de curso de doutorado em Direito da Ufes

22/08/2025 - 15:44  •  Atualizado 25/08/2025 12:40
Texto: Tatiana Moura, com a colaboração de Ana Beatriz Fonseca     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da cerimônia com o teatro cheio

O Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDir/Ufes), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e com a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (ESA/OAB), realizou nesta sexta-feira, 22, a aula magna do curso de doutorado. Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro de 2024, o curso está com inscrições abertas até o dia 2 de setembro para o ingresso de sua primeira turma.

Com o tema Atualidades sobre a litigância abusiva, a aula aconteceu no Teatro Universitário e reuniu estudantes dos cursos de Direito de instituições de ensino superior da Grande Vitória, professores, egressos do curso de Direito da Ufes e autoridades do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB/ES).

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, mencionou a grande conquista que foi “desbloquear” o curso de doutorado em Direito e citou também a aprovação, este ano, do Mestrado Interinstitucional em Direito Processual, a ser ofertado em parceria com a Universidade Federal de Roraima. “Seguimos em busca de novas conquistas, como a inauguração do curso de Medicina no campus de São Mateus. São ações que possibilitam um intercâmbio de saberes e representam um avanço para todo o estado do Espírito Santo”, destacou.

O desembargador Aldary Nunes Jr., que representou o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e a Emes, reforçou a importância da integração entre universidade, Poder Judiciário e sociedade.

Foto do professor Francisco Vieira Lima Neto recebendo a placa das mãos do reitor da Ufes
Homenagem ao professor Francisco Vieira Lima Neto

Durante a cerimônia, o professor Francisco Vieira Lima Neto recebeu uma homenagem em reconhecimento aos seus 34 anos de dedicação à instituição e ao seu empenho para a criação do curso de mestrado em Direito, do qual foi idealizador. Para o professor, o início das atividades do doutorado concretiza um projeto iniciado em agosto de 2006, quando foi criado o PPGDir e o mestrado em Direito. 

"Tive a honra e o prazer de ser o elemento catalizador dos vários professores de altíssimo nível que tínhamos no Departamento. Hoje, com a entrada de novos pesquisadores de renome nacional que optaram por integrar o quadro docente da Ufes, iniciamos o doutorado. Fazer parte dessa conquista da Universidade em prol da sociedade comprova que na vida precisamos ter fé e obra para podemos oferecer ensino de qualidade gratuito e público: a fé é a convicção de que sempre estivemos do lado do bem, superando todas as adversidades, e a obra é o trabalho, o suor e o esforço em prol da sociedade. Esses dois elementos reunidos pavimentaram o caminho que nos trouxe até aqui. Nossa próxima meta é a internacionalização do Programa", destacou Lima Neto.

Oportunidade

A aula magna foi proferida pelo professor Fredie Didier, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (PPGD/UFBA), que destacou os aspectos gerais da litigância abusiva e, ao final, tirou dúvidas do público. Para ele, o tema é o mais presente dentro do judiciário brasileiro e o que traz mais preocupações, daí a importância de discuti-lo.

Imagem
Foto da aula sendo proferida pelo professor Fredie Didier, da Universidade Federal da Bahia
Aula proferida pelo professor Fredie Didier, da Universidade Federal da Bahia

"Talvez não houvesse um tema mais atual que este. Eu estou muito emocionado em participar deste momento, pois Vitória é uma cidade que visito há 25 anos e foi a primeira que me chamou para dar aulas fora de Salvador. Eu acompanhei tanto o surgimento do mestrado quanto do doutorado – vi a luta de todos", afirma.

A estudante Nelsileia Nascimento fez questão de acompanhar o momento, que, segundo ela, é histórico. "Estou no 10º período e já penso em fazer mestrado e doutorado. É excelente a Ufes nos dar esta oportunidade e é uma alegria fazer pós-graduação em uma instituição de excelência", comemora.

O universitário Gabriel da Silva também celebrou a abertura do curso de doutorado: “É muito bom termos a chance de nos especializar aqui, evitando o deslocamento para outros estados. Sem contar que a oferta de doutorado em Direito na Ufes traz um reconhecimento grande para o Espírito Santo".

Seleção

Profissionais interessados em participar do processo seletivo para o curso de doutorado em Direito devem ter título de bacharelado e mestrado em Direito. São disponibilizadas 54 vagas, sendo a metade reservada para os seguintes segmentos: Pessoas Pretas e Pardas (PPP, 38% das vagas); Pessoas com Deficiência (PcD, 6%); Indígenas e quilombolas (3%); Pessoas travestis e transexuais (2%); e Refugiados (1%).

O PPGDir conta com duas linhas de pesquisa: Sistemas de Justiça, Constitucionalidade e Tutelas de Direitos Individuais e Coletivos; e Processo, Técnicas e Tutelas dos Direitos Existenciais e Patrimoniais.

Mais informações podem ser obtidas no edital disponível nesta página e pelo e-mail pos.direito@ufes.br.

Fotos: Ana Beatriz Fonseca e Tatiana Moura

Categorias relacionadas