Novo Restaurante Universitário: alimentação e permanência estudantil é o tema da audiência pública que acontecerá na próxima terça-feira, 12 de agosto, a partir das 8 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes. A iniciativa é do Fórum de Assistência Estudantil, um espaço coletivo, de caráter permanente, consultivo e propositivo, instituído pela Administração Central da Ufes por meio da Portaria n° 1335/2024.
Durante o evento, serão apresentadas as novas diretrizes da política de acesso aos restaurantes universitários da Ufes e detalhados o novo modelo de gestão e os serviços a serem oferecidos pelos RUs. Para participar presencialmente é necessário preencher o formulário de inscrição, pois as vagas são limitadas a 250 pessoas. Haverá também transmissão pelo canal da Superintendência de Educação a Distância (Sead) da Ufes no YouTube.
“Será uma oportunidade de conversarmos sobre alimentação e permanência estudantil. Vamos anunciar novidades que estão chegando aos RUs da Ufes, como o suco, a sobremesa e muito mais. O objetivo é fortalecer os RUs como espaços de permanência estudantil, e não como restaurantes comerciais. Vamos falar também da política de acesso à alimentação”, afirma o diretor de Gestão dos Restaurantes, Iury Pessoa.
Veja, ao final do texto, a programação completa da audiência.
São Mateus
A primeira fase do novo modelo de gestão dos RUs já está sendo implementada no campus de São Mateus. Nesta quarta-feira, 6, a comunidade universitária começou a usufruir de novidades no almoço e no jantar. Dentre os novos serviços oferecidos estão a inclusão de suco e sobremesa nas refeições, cardápios mais variados e balanceados e preparações veganas no mínimo três vezes por semana.
Outras mudanças vão ocorrer nos próximos meses, com focos em infraestrutura; sinalização e acessibilidade; uso de biometria na entrada dos restaurantes; e compra de créditos e tíquetes por meios digitais e cartão de crédito.
As melhorias nos restaurantes, afirma Pessoa, são fruto de diversos momentos de diálogo com a comunidade acadêmica, em especial os movimentos e coletivos estudantis. “A proposta é termos RUs que escutem a comunidade universitária para balizar suas práticas”, diz o diretor.
Concurso cultural
Outra iniciativa da Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (Propaes), é o concurso cultural para a criação de uma nova logomarca, proposta para a nova fachada dos RUs. O objetivo é modernizar a imagem dos restaurantes, fortalecer a identidade e o senso de pertencimento da comunidade acadêmica.
O concurso, conforme o Edital Propaes nº 05/2025, é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, com vínculo regular à Ufes, individualmente ou em equipes. Caso a inscrição seja feita em equipe, pelo menos um membro do grupo precisa ter cadastro ativo no PAE.
Os autores do projeto classificado em primeiro lugar vão receber auxílio-financeiro de R$ 5 mil, além de certificado e reconhecimento institucional. Já o segundo colocado receberá R$ 2 mil e certificado de participação. Podem receber menções honrosas, com direito a certificado e divulgação, até três projetos.
O prazo para o registro de projetos se encerra no dia 29 de agosto. Entre 12 e 21 de setembro, estará aberta a votação popular. O resultado do concurso sai no dia 22, com premiação prevista para o dia 25 do mesmo mês.
Programação da audiência pública do Novo RU:
8h - Recepção, credenciamento e café da manhã.
8h30 - Abertura institucional com falas do reitor Eustáquio de Castro; do pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes), Antonio Carlos Moraes; da diretora de Assistência Estudantil, Déborah Provetti; do diretor de Gestão de Restaurantes, Iury Pessoa; e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Ualisson Monteiro Ferreira.
09h - Mesa 1: Alimentação e Permanência Estudantil, mediada por Carmen Rosa da Cunha. A mesa terá palestras dos professores Paulo Cesar Scarim (Departamento de Geografia), que vai falar sobre geografia de alimentos; Rafael Vieira Teixeira (Departamento de Serviço Social), que vai falar sobre serviço social e permanência; Daniele Alves (Departamento de Nutrição), que vai falar sobre segurança alimentar e gestão de RUs; do estudante Rafael Benedito Santos (DCE), que vai fazer uma análise sob a perspectiva estudantil; e do diretor da Empresa Soluções, Antônio Valini. A sessão de perguntas e debate ocorrerá das 11h30 às 12h.
12h - Intervalo para almoço.
13h30 - Mesa 2: Novo Restaurante Universitário, mediada por Antonio Carlos Moraes. Esta mesa terá a apresentação da Equipe da Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes sobre o novo contrato, serviços e o plano de implementação. As perguntas e debates serão das 14h30 às 15h.
15h00 - Intervalo para café
15h30 - Mesa 3: Nova Política de Acesso, mediada por Antonio Carlos Moraes. A Comissão de Organização da Audiência Pública fará uma apresentação sobre o Programa de Apoio Integral (PAI) e o Benefício RU-Ufes (BRU). O debate aberto à comunidade será das 16h30 às 17h, seguido pelas considerações finais da Comissão de Organização e encerramento.
Universidade Federal do Espírito Santo