Aplicativo criado por estudantes de Administração da Ufes vence etapa estadual do Desafio Liga Jovem

25/11/2024 - 11:48  •  Atualizado 25/11/2024 13:08
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
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Foto dos estudantes premiados com o professor Gustavo Simão diante do painel de apresentação

Um aplicativo para auxiliar pequenos empreendedores na implementação de práticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) no dia a dia de suas empresas. Essa foi a proposta vencedora da etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem (e representante do Espírito Santo na etapa regional) apresentada pelos estudantes do curso de Administração da Ufes, Anabelly Luiz, Letícia Gonçalves e Sandro Junior. A competição, promovida pelo Sebrae Nacional, é a maior de empreendedorismo tecnológico nas instituições de ensino do Brasil.

Um dos objetivos do Desafio Liga Jovem é promover a competição entre equipes de estudantes de todo o País, que têm o desafio de resolver um problema de suas escolas ou comunidades com a ajuda da tecnologia. Com essa missão em mente e sob a orientação do professor do Departamento de Administração Gustavo Simão, os estudantes criaram a Equipe Pocar. Juntos, desenvolveram o aplicativo Grupo Gardi, que apresenta um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e de governança corporativa.

De acordo com Gustavo Simão, a iniciativa dos estudantes é uma forma de levar essas práticas para pequenos empresários a partir de um aplicativo para celular com interface simples, que utiliza gamificação para criar indicadores e tarefas relacionadas aos princípios da ESG.

“Uma das opções do aplicativo é o chamado Descomplica ESG, em que o empreendedor pode optar por clicar em ações no aspecto Ambiental, Social e de Governança para tomar conhecimento sobre quais ações em cada contexto poderia implementar em seu negócio por meio de um quiz (gamificação). A partir da interação do usuário, o app criará uma pontuação de desempenho”, explicou o docente e orientador do projeto.

Conhecimento em prática

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Foto dos estudantes no momento da apresentação

Para a estudante Anabelly Luiz, a participação no Desafio Liga Jovem foi uma forma de também contribuir para a sua formação e de seus colegas da Equipe Pocar. “A gente conseguiu colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula em projeto real e de impacto, além de aprimorar e adquirir novas habilidades a partir desse desafio”, ressaltou a universitária, que cursa o 6º período do curso.

Embora a Equipe Pocar não tenha avançado para a etapa nacional, Gustavo Simão chama atenção para como isso demonstra que iniciativas implementadas no ecossistema de inovação capixaba podem surtir efeito positivo na formação de profissionais, além de divulgar o Estado para outras partes do País.

“Além disso, mesmo que a premiação financeira não tenha sido o foco principal, os alunos receberam R$ 500 e um certificado. Acredito que isso agregará muito em suas jornadas profissionais e também servirá como incentivo para que nós, profissionais, enquanto agentes de transformação, criemos ações contínuas para melhor competir com centros já consolidados no âmbito de inovação, como São Paulo”, destacou o professor.

Fotos: Divulgação

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