Administração Central da Ufes notifica Adufes para imediata desocupação e liberação dos portões de acesso ao campus

17/04/2024 - 15:34  •  Atualizado 18/04/2024 19:24
Compartilhe
Imagem retangular em tons de azul escuro com o texto Nota à comunidade escrito em branco

A Administração Central da Ufes informa que notificou de forma extrajudicial a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) para que providencie a imediata desocupação e liberação dos portões de acesso ao campus de Goiabeiras a toda a comunidade interna e externa à Universidade (veja a notificação anexada abaixo). A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 17, devido à manutenção dos bloqueios pelo movimento grevista, mesmo após representantes da gestão da Ufes apresentarem vários argumentos sobre a necessidade de abertura dos portões e apelarem para a garantia do direito constitucional de ir e vir da comunidade, em reunião realizada com o comando de greve na terça-feira, 16.

O bloqueio dos acessos, que segundo informações veiculadas pela Adufes em suas redes sociais deve ser mantido até sexta-feira, 19, desrespeita a Lei de Greve (Lei 7.783/89), que proíbe aos grevistas impedir o acesso ao trabalho, além do direito de ir e vir, assegurado pela Constituição Federal.

A Administração Central da Ufes ressalta que o impedimento de acesso ao campus universitário tem prejudicado a manutenção das ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, além de provocar prejuízos relacionados aos contratos de prestação de serviços e diversas atividades necessárias para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

A Administração Central destaca, ainda, que buscou estabelecer o amplo diálogo com o comando de greve, manifestando constantemente o apoio ao direito constitucional de greve, à legitimidade do movimento e às pautas apresentadas pelos docentes, inclusive dando ampla publicidade no portal institucional da Universidade. Mais que isso, reiterou e mantém a disponibilidade para levar a pauta do movimento grevista docente junto à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A gestão reafirma seu compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, não podendo admitir a violação à legislação e aos direitos de terceiros, dentre os quais estão o de ir e vir, e o direito de trabalhar.

Categorias relacionadas