A Administração Central da Ufes vem a público informar sobre as medidas adotadas pela Universidade em favor da trabalhadora do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), que foi fisicamente agredida e sofreu ataques racistas no último sábado, dia 27, durante a realização do evento Sábado de Esporte e Lazer na Ufes, no campus de Goiabeiras.
Para além de manifestar sua indignação e seu repúdio às agressões praticadas contra a trabalhadora, que na ocasião prestava importante apoio à organização do evento, a Administração Central da Ufes informa que, por meio da assessoria jurídica do projeto de extensão Fordan: cultura no enfrentamento às violências, a trabalhadora foi levada para a delegacia, onde registrou Boletim de Ocorrência e realizou exame de corpo delito. Em paralelo, os agressores foram identificados e está em andamento a solicitação de Medida Protetiva em favor da vítima, que também está recebendo apoio psicológico.
A gestão da Universidade está, ainda, providenciando ações de orientação junto aos servidores que atuam na segurança da Instituição, a fim de que adotem os encaminhamentos corretos e necessários em casos de ocorrência de crimes como injúria racial, racismo e outros resultantes de discriminação ou preconceito, seja ele de raça, cor, etnia, gênero, religião ou procedência nacional.
A Administração Central e o Conselho Universitário da Ufes manifestam sua solidariedade à trabalhadora e reafirmam seu repúdio a toda forma de intolerância, agressão, manifestação ou expressão que atente contra valores igualitários, sociais e humanitários. Lamentam, ainda, que este triste episódio tenha ocorrido justamente durante a realização de um evento que busca promover uma interação saudável entre a Universidade e a comunidade em geral, por meio da oferta de várias atividades esportivas e de entretenimento de forma gratuita e aberta a todos os públicos.
Por fim, a Administração Central da Ufes e o Conselho Universitário declaram que todo e qualquer ato de racismo ocorrido dentro de seus campi será apurado, a fim de que sejam adotadas as providências previstas em lei, sempre que necessário.