A Ufes realiza, nesta semana, duas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, em adesão à campanha Outubro Rosa. No campus de Maruípe, a Clínica Escola Interprofissional em Saúde (Ceis) promove o evento Saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, até esta sexta-feira, 27, com mesas temáticas, rodas de conversa e palestras. Já em São Mateus, o Departamento de Ciências da Saúde (DCS) organiza o Primeiro Workshop Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero: Conscientizar é Preciso, com estudantes e especialistas convidados, nesta sexta. As ações são abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia.
As atividades no campus de Maruípe começaram na segunda, 23, coordenadas pela equipe da Ceis (foto principal) em parceria com o programa de extensão Florescer Saúde: cultivando vidas. Com participação de estudantes de Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição, a equipe realizou plantio de mudas de rosas na horta da clínica, servindo como um lembrete da importância do tema.
Segundo a subcoordenadora do programa, Paolla Novais, o Florescer Saúde começou a ser idealizado em 2019, mas teve suas atividades adiadas em decorrência da pandemia.
"Quando eu e a coordenadora Sara Gonçalves chegamos na Ufes, percebemos o potencial que a área externa da clínica tinha. Achamos que seria interessante criar uma forma de preservar essa região e articular os cursos da clínica. Era importante criar um projeto que integrasse os cursos aqui da clínica e que também unisse a saúde, a educação e a agroecologia", explica Novais.
Para a estudante Victória Lemos, do terceiro período de Fonoaudiologia, além do trabalho com os pacientes, a horta também auxilia os estudantes. "Através da horta nós temos contato com outras áreas e pessoas de outros cursos, então é possível aprender mais do que o convencional", diz.
"A horta é um ambiente mais humanizado para tratar os pacientes. Por meio da agroecologia, conseguimos prestar um atendimento mais tranquilo para além dos medicamentos", comenta Clara Nogueira, também estudante de Fonoaudiologia.
Esta é a segunda vez que a Ceis realiza uma semana de atividades em adesão ao Outubro Rosa, seguindo o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde. No Setembro Amarelo, mês em que se lembra a prevenção contra o suicídio, a equipe plantou girassóis. Além da ação desta semana, o Florescer Saúde realiza mutirões uma vez por mês, dedicados ao cultivo de plantas na horta da clínica. O próximo mutirão acontecerá no dia 24 de novembro.
Workshop em São Mateus
Em São Mateus, o Departamento de Ciências da Saúde (DCS) realiza nesta sexta-feira, 27, o Primeiro Workshop Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero: Conscientizar é Preciso, no auditório da Biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), das 8 às 12 horas. O evento faz parte do projeto de extensão Outubro Rosa: Observar e Repensar!.
Integram a programação ações de conscientização, palestras sobre câncer de mama, ovário e útero e roda de conversa sobre a importância do rastreamento, dos fatores de risco e do estilo de vida saudável para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Será emitido certificado de horas pelo Ceunes.
Segundo a professora e organizadora do evento, Rafaela Loureiro, além de realizar os exames preventivos regularmente, é importante "observar o corpo com frequência e repensar hábitos, buscando uma rotina mais saudável para o corpo e para a mente" para manter a saúde em dia e prevenir o câncer de mama e do colo do útero.
O principal objetivo do projeto é conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. "Essa iniciativa serve como forma de planejar e realizar ações que buscam incentivar e instruir a realização do autoexame, da mamografia e do preventivo regularmente", acrescenta Loureiro.
Outros projetos
A Ufes mantém outros projetos de extensão voltados para a atenção à saúde da mulher. Um desses é o intitulado Cuidado integral à mulher e à criança, que utiliza materiais didáticos e macromodelos para demonstrar como fazer o autoexame e dar outras informações sobre prevenção ao câncer de mama.
Outro projeto é o Outubro Rosa no Hucam, que convoca as servidoras do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) a fazerem os exames ginecológicos neste mês de outubro. E há ainda o projeto de extensão Atenção nutricional a mulheres com câncer de mama em atendimento ambulatorial, que visa reduzir efeitos colaterais e melhorar as respostas aos tratamentos de câncer de mama.
Texto: Caroline Reis (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Leandro Reis