Ação realizada por estudantes e professores de Enfermagem promove conscientização sobre hipertensão e diabetes

03/04/2025 - 14:20  •  Atualizado 03/04/2025 14:54
Texto: Com informações da organização do evento     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Grupo de estudantes atendendo várias pessoas sentadas em cadeiras

Cerca de cem pessoas foram atendidas na ação Desperta: vamos conversar sobre hipertensão e diabetes?, realizada por estudantes e professores do curso de Enfermagem da Ufes. A iniciativa teve o objetivo de promover a integração de conteúdo abordado nas disciplinas Atenção Primária à Saúde e Enfermagem na Saúde do Adulto, além de atender a à proposta de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos (curricularização da extensão).

A ação realizada no final de março abordou pessoas que circulavam no campus de Maruípe e orientou sobre hipertensão e diabetes, explicando seus fatores de risco, sinais e sintomas, complicações e prevenção. Os estudantes também produziram e distribuíram um folder com informações e aferiram pressão arterial e glicemia capilar.

“Escolheu-se hipertensão e diabetes pois são considerados os principais fatores de risco para a saúde pública, com alto índice de mortalidade”, afirmou a professora Flávia Portugal, que coordenou a ação juntamente com o professor Marcos Vinicius dos Santos.

Foto de uma estudante entregando um papel com orientações a uma senhora

Estatísticas

A professora citou que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que a hipertensão acometa aproximadamente 33% da população mundial. Além disso, a cada cinco pessoas com hipertensão, quatro não são tratadas adequadamente. “A pressão elevada é responsável por mais de dez milhões de mortes todo ano”, complementou.

Paralelamente, acredita-se que mais de uma a cada dez pessoas vivam com diabetes. A estimativa da Federação Internacional de Diabetes é que, em 2030, 11,3% da população mundial tenha a doença.

Fotos: Coordenação da ação

Categorias relacionadas